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dc.contributor.authorNeves, Anderson Jonas dos [UNESP]
dc.contributor.authorAntonelli, Carolina de Santi [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Mariana Girotto Carvalho da [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:20Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:20Z
dc.date.issued2014-06-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000200003
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 30, n. 2, p. 43-70, 2014.
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114203
dc.description.abstractKnowledge mediation is one of the Education duties, regardless of students' physical and mental attributes. Given that the curriculum can be configured as a pedagogical barrier for formal schooling for individuals with autism, this study aimed to map the national academic production, available on BTD-CAPES, regarding the process of formal schooling and curricular dimensions for students with this characteristic. We organized a database with 157 theses and dissertations, which were submitted to categorization, thematic and statistical analysis. The results indicate limited academic production by master's degree and doctorate program in the country. We concluded that there is need for research that support and encourage pedagogical strategies to enable the student with autism appropriate itself of curricular contents of formal education.en
dc.description.abstractA mediação do conhecimento é um dos deveres da educação, independentemente dos atributos físicos e mentais do alunado. Dado que o currículo pode configurar-se como uma barreira pedagógica para a escolarização formal de indivíduos com autismo, este estudo objetivou mapear a produção acadêmica nacional, disponível no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BTD-CAPES) sobre o processo de escolarização formal e as dimensões curriculares para alunos com essa característica. Organizou-se um banco de dados com 157 teses e dissertações, as quais foram submetidas à categorização, análise estatística e temática. Os resultados indicam restrita produção acadêmica pelos programas de mestrado e doutorado do país. Conclui-se que há necessidade de pesquisas que amparem e propiciem estratégias pedagógicas para permitir ao aluno com autismo apropriar-se dos conteúdos curriculares da educação formal.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent43-70
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.sourceSciELO
dc.subjectEstado da Artept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAutismopt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectState of the arten
dc.subjectEducationen
dc.subjectAutismen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleEscolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o estado da arte da produção acadêmica brasileirapt
dc.title.alternativeFormal schooling and curricular dimensions for students with autism: the state of art of brazilian academic productionen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982014000200003
dc.identifier.scieloS0102-46982014000200003
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.fileS0102-46982014000200003.pdf
unesp.author.orcid0000-0002-6238-8624[4]
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