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dc.contributor.authorMachado, Andréa Carla
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:33Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:33Z
dc.date.issued2014-08-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201415412
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 16, n. 4, p. 1161-1167, 2014.
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114461
dc.description.abstractPurpose to analyze and compare the reading and writing performance of children with developmental dyslexia after tutoring based on response to intervention model. Methods fifteen children with the interdisciplinary diagnosis of developmental dyslexia participated in this study. They were attending 2nd to 6th year of elementary public school in Marilia-SP, ranging in age from 8 to 12 years, 75% males. The children were assigned into Group I – experimental group (7 children who received intervention) and Group II – control group matched for gender and age(8 children did not receive the intervention). The children were subjected to a diagnostic survey of reading and writing performance and tutoring intervention program based on the model of Response to intervention Model. The results were statistically analyzed by Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests to check for possible differences in performance between the groups studied. Results the results showed a statistically significant difference between the Group I and Group II, where children with dyslexia of Group I showed higher performance than children of GII in word reading and reading the book I tasks. Conclusion group I presented significant advances compared to Group II, which had no tutoring intervention.en
dc.description.abstractObjetivo analisar e comparar o desempenho em tarefas de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento após tutoria baseado no modelo de resposta à intervenção. Métodos participaram deste estudo 15 crianças com o diagnóstico interdisciplinar de dislexia do desenvolvimento de 2º ao 6º ano do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Marília-SP, com faixa etária de oito a 12 anos de idade, de ambos os sexos, sendo 75% do sexo masculino, divididos em Grupo I – grupo experimental (sete crianças que receberam intervenção) e Grupo II – grupo controle (oito crianças não receberam a intervenção, os mesmos foram pareados segundo sexo e faixa etária com o Grupo I). As crianças foram submetidas ao levantamento diagnóstico de Leitura e Escrita e ao programa de intervenção em tutoria baseado no Modelo de Resposta à Intervenção . Os resultados foram analisados estatisticamente por meio do teste de Wilcoxon e Teste de Kruskal-Wallis para verificar possíveis diferenças de desempenho nas tarefas entre os grupos estudados. Resultados os resultados revelaram diferença estatisticamente significante entre o Grupo I e o Grupo II, onde as crianças com dislexia do Grupo I apresentaram desempenho superior na tarefade leitura de palavras e leitura do livro I em relação às crianças do Grupo II. Conclusão grupo I apresentou avanços significantes comparados à Grupo II, que não recebeu intervenção de tutoria.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent1161-1167
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.sourceSciELO
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectTutoriapt
dc.subjectRemediaçãopt
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectPreceptorshipen
dc.subjectRemediationen
dc.titleTutoria em leitura e escrita baseado no modelo de RTI – resposta à intervenção em crianças com dislexia do desenvolvimentopt
dc.title.alternativeTutoring in reading and writing based on the RTI – response to intervention model in children with developmental dyslexiaen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Fonoaudiologia
dc.identifier.doi10.1590/1982-0216201415412
dc.identifier.scieloS1516-18462014000401161
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileS1516-18462014000401161.pdf
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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