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dc.contributor.authorLimão, Juliana Inesta [UNESP]
dc.contributor.authorCarrara, Kester [UNESP]
dc.contributor.authorAngelo, J. C. de [UNESP]
dc.contributor.authorSanches, J. W. R. [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:19Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:19Z
dc.date.issued2012
dc.identifierhttp://www.revistamineiraefi.ufv.br/artigos/725-comparacao-entre-as-habilidades-motoras-de-chutar-e-rebater-em-criancas-do-primeiro-ano-do-ensino-fundamental
dc.identifier.citationRevista Mineira de Educacao Fisica, v. 1, p. 461-469, 2012.
dc.identifier.issn0104-8031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114658
dc.description.abstractThis research analyzes the development of motor skills of kicking andhitting 60 children, six years old, from three schools in the city of Bauru. Thestudents were videotaped performing the task of kicking and hitting. Thecollected data were analyzed by three independent evaluators who rated theskills in development stages (early, elementary and mature), following thecharacteristics presented by Gallahue and Ozmun (2005), adding two morecategories: beginner / intermediate, elementary / intermediate. The resultsshowed that there were differences between the skills of kicking and hitting.This may be related to cultural aspects. Also found that most children havenot reached the mature stage of development the two skills, which is contraryto that expected in the literature.en
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou o desenvolvimento motor das habilidades dechutar e rebater de 60 crianças, de seis anos de idade, de três escolas nacidade de Bauru. Os alunos foram filmados realizando as tarefas de chutar erebater. Os dados coletados foram analisados por três avaliadoresindependentes, que classificaram as habilidades em estágios dedesenvolvimento (inicial, elementar e maduro), seguindo as característicasapresentadas por Gallahue e Ozmun (2005) acrescentando mais duascategorias: inicial/intermediário e elementar/intermediário. Os resultadosobtidos demonstraram que houve diferença entre as habilidades de chutar ede rebater. Tal fato pode estar relacionado aos aspectos culturais. Tambémfoi constatado que a maioria das crianças não atingiu o estágio maduro dedesenvolvimento para as duas habilidades, o que é contrário ao esperadopela literatura.pt
dc.format.extent461-469
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Mineira de Educacao Fisica
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectComportamento de rebaterpt
dc.subjectComportamento de chutarpt
dc.subjectAnálise do Comportamentopt
dc.subjectAnálise de contingênciaspt
dc.subjectAprendizagem motorapt
dc.subjectHabilidades motoraspt
dc.titleComparação entre as habilidades motoras de chutar e rebater em crianças do primeiro ano do ensino fundamentalpt
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação Física - UNESP/Bauru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.fileISSN01048031-2012-01-461-469.pdf
dc.identifier.lattes9856759253555976
dc.identifier.lattes4654377716651363
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.author.lattes9856759253555976
unesp.author.lattes4654377716651363
unesp.author.orcid0000-0002-7501-7662[2]
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