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dc.contributor.authorShishido, Nara Suemi
dc.contributor.authorToyoda, Cristina Yoshie [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:31Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:31Z
dc.date.issued2013
dc.identifierhttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/730
dc.identifier.citationCadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 21, n. 1, p. 51-57, 2013.
dc.identifier.issn0104-4931
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114842
dc.description.abstractTactile sensibility allows for adequate neuropsychomotor development. In addition, it enables the understanding of the subject’s own body, actions and explorations of objects, people and the environment. Previous studies have evaluated 3 to 10 year-old children. Herein, we evaluate the tactile sensibility in adolescents. The aim of this study was to verify whether the rapid growth of the body changes the normal pattern of tactile sensibility in adolescents. Furthermore, we provide evaluation material that is easy to use, simple, and secure to handle, designed to attend the specific age range studied. Thirty-two young participants between 11 and 18 years old, sixteen males and sixteen females, were evaluated. The adolescents go to public school and present normal development patterns. Graphesthesia, stereognosia, and Semmes-Weinstein monofilament tests were performed to evaluate the sensibility on the ventral and dorsal sides of the right and left hands. A questionnaire was used to identify the relevant activities performed with the hands during the studied period. The adolescents tested were collaborative during the research and presented curiosity regarding the boxes used in the experiment. Results indicated alterations in the tactile sensibility on the dorsal side of the hands from 13-year- old males. The major activities indicated by the adolescents were writing and sports for males and writing and cleaning for females. First evidences of possible changes in the normal tactile sensibility during adolescence were observed in this study.en
dc.description.abstractA sensibilidade tátil contribui para o adequado desenvolvimento neuropsicomotor, possibilita acompreensão do sujeito sobre seu próprio corpo e também de suas ações e explorações sobre os objetos, aspessoas e o meio ambiente. Estudos anteriores avaliaram crianças de 3 a 10 anos de idade e a presente pesquisaaborda o período da adolescência. Os objetivos foram: a) verificar se o rápido crescimento corporal altera opadrão de normalidade da sensibilidade tátil dos adolescentes; b) propiciar aos profissionais da área o uso da caixasensorial lúdica especialmente criada para atender a faixa etária abordada. Participaram da pesquisa 32 jovens,16 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com idades entre 11 e 18 anos, estudantes de escola estadual econsiderados pertencentes a um grupo padrão de desenvolvimento normal. Por meio dos testes de grafestesia,estereognosia e o teste dos monofilamentos de Semmes-Weinstein foram avaliadas as sensibilidades das facesventral e dorsal das mãos direita e esquerda. E através de um questionário identificaram-se informações sobreas atividades manuais relevantes neste período. Como resultados, verificaram-se curiosidade e colaboração napesquisa com o uso das caixas lúdicas; houve alterações da sensibilidade tátil na face dorsal das mãos a partirdos 13 anos de idade e predominantemente no sexo masculino; as principais atividades informadas pelo sexomasculino foram a escrita e esportes, e no sexo feminino foram a escrita e a limpeza da casa. Conclui-se o estudocom sucesso do equipamento elaborado e evidências iniciais sobre possíveis modificações da sensibilidade tátilnormal dos jovens.pt
dc.format.extent51-57
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.titleAvaliação sensorial de adolescentes com desenvolvimento normal na faixa etária de 11 a 18 anospt
dc.title.alternativeSensory assessment of normal adolescents between 11 and 18 years olden
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespDocente do curso de Terapia Ocupacional, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil
dc.identifier.doi10.4322/cto.2013.009
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileISSN01044931-2013-21-01-51-57.pdf
dc.identifier.lattes5872141115382552
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt
unesp.author.lattes5872141115382552
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