Colaboração entre professores e bibliotecários no contexto escolar

Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Coneglian, André Luis Onório [UNESP]
Santos, Amanda Sertori dos [UNESP]
Oliveira, Etiene Siqueira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The school library is a preferential placefor the contact of students with various informationresources and action of librarians and teachers, likemediators in order to enhance this experience. Thecollaborative relationship between this mediators isessential for planning and implementing activitiesfor learning. This article discusses some aspects ofcollaborative work between teachers and librarianand presents the results of applying a model ofcollaboration with the two librarians in Marília-SP, Brazil. Data collection was conducted withlibrarians from two schools, through interviews.The analysis was performed using the technique ofcontent analysis from four models of collaboration.It is noticed that the models are applicable tothe brazilian context and that there is a model ofcooperation prevailing in the participating schools.KEYWORDS: School library. Librarian. Teacher.Colaboration. Information literacy.
A biblioteca escolar é um dos espaços privilegiados para o contato dos alunos com recursos informacionais variados e para uma ação de mediadores no sentido de potencializar esta experiência. O relacionamento colaborativo entre estes mediadores, ou seja, entre bibliotecários e professores, é essencial para o planejamento e execução de atividades voltadas para aprendizagem. O presente artigo aborda alguns aspectos do trabalho colaborativo entre bibliotecário e professores e apresenta os resultados da aplicação de um modelo de colaboração junto a dois bibliotecários de duas escolas da cidade de MaríliaSP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de quatro modelos de colaboração. Percebe-se que os modelos são aplicáveis ao contexto nacional e que não há um modelo de colaboração predominante nas escolas participantes.

Descrição

Palavras-chave

biblioteca escolar, ensino fundamental, bibliotecário, professor

Como citar

Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 2, p. 367-380, 2013.