O provimento do cargo do gestor escolar e a qualidade de ensino nas escolas públicas: análise a partir das publicações nacionais (1990-2005)

Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Manfio, Aline
Abdian, Graziela Zambão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The research that originated this article was aimed at analyzing how the Brazilian publications from 1990 through 2005 set out the relationship between the appointment of school principals and democratic management and quality education. To that end, 38 books were selected and divided into three periods: 1990-1995; 1996-2000; 2001-2005. The findings indicate that from the second period on there is increasing consensus among scholars about the election of school principals as a form of appointment directly related to the democratization of management and quality improvement, defined as a collective and participatory construction of educational goals and practices.
A pesquisa que originou este artigo teve como objetivo principal analisar como as publicações brasileiras entre 1990 e 2005 estabelecem a relação entre: forma de provimento do cargo de diretor de escola pública e gestão democrática e qualidade de ensino. Foram listados 38 livros, distribuídos em três períodos: 1990-1995; 1996-2000; 2001-2005. A partir do segundo período existe crescente consenso entre os pesquisadores sobre a eleição de diretores como a forma de provimento que se relaciona diretamente com a democratização da gestão e a melhoria da qualidade, entendida esta como construção coletiva e participativa dos objetivos e práticas da educação escolar.
La investigación que originó este artículo tiene como objetivo principal analizar cómo las publicaciones brasileñas entre 1990 y 2005 establecen la relación entre: forma de designación para el cargo de director de escuela pública y gestión democrática y calidad de la enseñanza. Han sido listados 38 libros, distribuidos en tres períodos: 1990-1995; 1996-2000; 2001-2005. A partir del segundo período hay creciente consenso entre los investigadores sobre la elección de directores como forma 478 RBPAE – v.26, n.3, p. 477-494, set./dez. 2010 de designación que se relaciona directamente con la democratización de la gestión y el mejoramiento de la calidad, definida como la construcción colectiva y participativa de los objetivos y prácticas de la educación escolar.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 26, n. 3, p. 477-494, 2010.