Estratégia educativa sobre prevenção de acidentes infantis para o ensino fundamental
Data
2010
Autores
Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina [UNESP]
Monteiro, Victor Bath Pereira Nunes [UNESP]
Keppler, Maria Aparecida Brandão Bonadio [UNESP]
Gonsales, Thais Pondaco [UNESP]
Bôas, Bruna Vilas [UNESP]
Costa, Priscila Feliciano da [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os acidentes infantis causam alta morbimortalidade. Embora preveníveis pela educação, são escassos os subsídios para atuar com o tema. O objetivo deste trabalho foi elaborar estratégia educativa sobre prevenção de acidentes infantis para o ensino fundamental. Participaram membros de um Grupo de Pesquisa, escolares de duas salas de 3ª série do ensino fundamental e as professoras. Utilizou-se literatura da área, materiais recicláveis e impressos. Realizaram-se reuniões para definição, elaboração e ensaio da estratégia, no Grupo de Pesquisa, e estudo piloto nas salas de aula. A estratégia resultante foi um Teatro de Fantoches abordando a prevenção de queimaduras infantis, com Folheto Avaliativo do Aluno para antes e após a ação e Questionário Avaliativo do Professor após a ação. Concluiu-se que a estratégia elaborada foi de fácil aplicação e boa aceitação, favorecendo a posterior aplicação e avaliação por professores.
Descrição
Palavras-chave
acidentes infantis, prevenção, queimaduras, fantoche, ensino fundamental
Como citar
Revista LEVS, v. 6, n. 6, p. 216-226, 2010.