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dc.contributor.authorPiovezanni, Marco Aurélio Teixeira
dc.contributor.authorBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.contributor.authorRocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:57Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:57Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X7289
dc.identifier.citationRevista Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 285-298, 2014.
dc.identifier.issn1808-270X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115282
dc.description.abstractIndivíduos com Paralisia Cerebral apresentam desenvolvimento motor atípico, caracterizado por alterações posturais, de coordenação motora e de tônus muscular, que resulta em limitações no desempenho de atividades funcionais. Neste contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva com objetivo de maximizar as habilidades funcionais destas pessoas e prover sua inclusão social. Os indivíduos com paralisia cerebral, muitas vezes, têm dificuldade para a manutenção da dinâmica corporal, principalmente na postura sentada. O objetivo deste estudo foi o de confeccionar uma cadeira e mesa escolar adaptadas com material de baixo custo e verificar sua eficácia no desempenho grafomotor de uma criança com paralisia cerebral. O participante foi uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral diplégica, do gênero masculino. A coleta e registro dos dados foram feitos em três momentos, com a criança posicionada no mobiliário adaptado, no mobiliário escolar comum e novamente no mobiliário adaptado, para se estabelecer a comparação. A análise de dados se deu por meio de testes estatísticos não paramétricos. Não houve significância estatística e foi verificada uma inconstância nos dados apresentados, já que não se pode afirmar ao certo qual mobiliário foi mais eficaz na realização da atividade proposta e nem se houve aprendizado motor com a sua repetição. Esse fato não invalida a adequação de mobiliário escolar ao aluno com paralisia cerebral, visto que este é um fator importante para favorecer o controle e estabilidade postural ao individuo, o que interfere na coordenação motora fina destes indivíduos, influenciando no seu desempenho em atividades escolares.pt
dc.format.extent285-298
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Educação Especial
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.titleEficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebralpt
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil
dc.identifier.doi10.5902/1984686X7289
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileISSN1808270X-2014-27-49-285-298.pdf
dc.identifier.lattes2463479390437069
dc.identifier.lattes5197619968036480
unesp.author.lattes2463479390437069[3]
unesp.author.lattes5197619968036480
unesp.author.orcid0000-0002-2540-3725[2]
unesp.author.orcid0000-0001-6186-875X[3]
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