Da prescrição curricular ao currículo como ação compartilhada: dilemas das tentativas de renovação dos programas de ensino de Matemática no estado de São Paulo pós-64

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Miguel, José Carlos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

The present study is the result of joint actions between education, research and outreach that is focused on the training of educators and its implications for the renovation of teaching Mathematics. Its objective is to analyze the attempts to reorganize in mathematics curriculum implemented in the state of São Paulo in the post-64. It makes use of documentary analysis and interviews of teachers for reasons of discussion and conclusions. Situated in the theoretical and methodological context of collaborative research and historical-cultural theory. The research results which shows that mathematical activity is the centrality of the discussion about learning mathematics, which has consequences for the organization, of teaching programs. This is a genesis school thinking that motivates the students to the reconstruction of ideas and thinking a production process in the classroom that considers the conditions of the school, other than the conditions that governs the production of knowledge of mathematical science, which requires thinking about the formation of a teacher epistemologically curious.
O presente estudo resulta de ações de articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão que tem como tema central a formação de educadores e suas implicações para a renovação dos programas de ensino de Matemática. Tem por objetivo a análise das tentativas de reorganização curricular em Matemática postas em prática no estado de São Paulo no período pós-64. Vale-se da análise documental e de depoimentos de professores para fundamentação da discussão e das conclusões. Situa-se no contexto teórico-metodológico da pesquisa colaborativa e da teoria Histórico-Cultural. Os resultados da pesquisa permitem considerar que a atividade matemática constitui a centralidade da discussão sobre a aprendizagem matemática, o que traz consequências para a organização dos programas de ensino. Trata-se de pensar numa gênese escolar que motive os educandos à reconstrução de ideias e de pensar um processo de produção na sala de aula que considere as condições da escola, distintas das condições que regem a produção de saberes da ciência matemática. O que impõe pensar a formação de um professor epistemologicamente curioso.

Descrição

Palavras-chave

Currículos e programas de Matemática, Didática da Matemática, Educação Matemática, Metodologia de ensino, Reforma curricular

Como citar

Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 303-326, 2010.