A aquisição do contraste /t/ e /k/ sob a ótica dinâmica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Berti, Larissa Cristina [UNESP]
Ferreira-Gonçalves, Giovana

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

In this article, we present different interpretations to the phenomenon of velar fronting, found in the speech of children. This phenomenon is discussed under both of the following paradigms: the symbolic one – which considers the existence of segments as sources of categorical representations – and the dynamic one, which not only considers different representational units, but also provides an alternative conception of what may be taken as a representation. The analysis focuses on acoustic data produced by children of about three years of age under controlled conditions in a ludic context. The results indicate that the subjects have a covert contrast between alveolars and velars that may be interpreted in light of at least three dynamic hypotheses.
Neste trabalho, apresentamos interpretações para o fenômeno de anteriorização de velares na fala de crianças, a partir de modelos teóricos baseados nos seguintes paradigmas: cognitivo simbólico – o qual tem considerado a existência do segmento enquanto representação categórica –; e dinâmico – o qual não só têm considerado diferentes unidades representacionais, como também apresenta outra concepção para o que se entende por representação. A análise focaliza dados acústicos produzidos por crianças de cerca de três anos de idade sob condições controladas num contexto lúdico. Os resultados indicam que todos os sujeitos possuem um contraste encoberto entre as velares e alveolares que pode ser interpretado à luz de pelo menos três hipóteses dinâmicas.

Descrição

Palavras-chave

aquisição fonológica, análise acústica, fonologia gestual

Como citar

Revista da ABRALIN, v. 11, n. 1, p. 139-196, 2012.