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dc.contributor.advisorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, João Ricardo Neves da [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:24Z
dc.date.available2015-03-03T11:52:24Z
dc.date.issued2014-08-07
dc.identifier.citationSILVA, João Ricardo Neves da. Interações entre docentes da licenciatura em física em grupos de planejamento conjunto: uma análise a partir da teoria do Agir Comunicativo. 2014. 505 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115636
dc.description.abstractApresentamos aqui os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve por intenção promover espaços de possibilidade de interação comunicativa entre os docentes de dois cursos de licenciatura em física a fim de planejarem suas disciplinas em conjunto. A partir dos principais referenciais oriundos da Teoria Crítica da Sociedade, com especial atenção às premissas teóricas da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, foi possível traçar um cenário de crise de racionalidade na formação em licenciatura em física no Brasil e, pautados nas recomendações desses mesmos referenciais e da metodologia da Investigação-Ação, dar início a um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) com professores de disciplinas específicas de física e uma disciplina de ensino para discutirem a relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores de física. Todas as reuniões desenvolvidas ao longo de um ano letivo nos dois GPC foram gravadas, transcritas e analisadas sob os auspícios de um recurso metodológico de análise das interações intersubjetivas de influência habermasiana, desenvolvido especificamente para este trabalho. Sistematizamos uma série de características dos trabalhos em grupo e identificamos um conjunto de elementos do processo comunicativo que descrevem as possibilidades advindas da formação de GPCs entre docentes da licenciatura em física. As conclusões se relacionam às construções conjuntas empreendidas, aos contextos locais dos GPCs, ao papel das coordenações de ações na constituição de um GPC e à possibilidade de extensão desses grupos ás características do processo comunicativo desenvolvido em ambos aos grupos. As construções conjuntas surgidas nos grupos apontam para a defesa da formação de GPCs nas licenciaturas em física como formação do docente universitário que leciona nestes cursospt
dc.description.abstractHere we presents the results of a PhD research that the intention was to promote a space of communicative interaction among teachers from two degree courses in physics in oder to plan their classes together. The main references originated from the Critical Theory of Society, with special attention to the theorical assumptions of the Theory of Communicative Action, by Jürgen Habermas, it was possible to draw a crisis of rationally in the formation of degree in physics in Brazil and, guided by the recommendations of those theoretical frameworks and themethodology of Action-Research, start a Joint Planning Group (JPG) with teachers from specific disciplines of physics and physics education and to discuss the relationship among the disciplines in delivering a project to train future physics teachers. All meetings held over a year of classes with two JPG were recorded, trasncribed and analyzed under the auspices of methodological resourse for the analysis of intersubjective interactions by habermasian influences, developed specifically for that research. We systematize a set of characteristics of the works in group and identified a set of elements of the communicative process the describe the possibilities ansing from the formation of CPGs among teachersof the degree in physics. The conclusions relate to joint constructions made by the groups, at local contexts of JPGs the influence of the coordinations of actions in the developement of a JPG and the possible extension of these groups, the characteristics of communication process development in both groups, and others. The joint constructions arising in groups point th the defense of the formation of JPGs in degree courses in physics like a process of formation of the professors of these coursesen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent505 p. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectFisicapt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectProfessores universitáriospt
dc.subjectPlanejamento educacionalpt
dc.subjectPhysicspt
dc.titleInterações entre docentes da licenciatura em física em grupos de planejamento conjunto: uma análise a partir da teoria do Agir Comunicativopt
dc.title.alternativeThe interactions among teachers of the physics' education courses in a joint planning group: an analysis from the theory of Communicative Actionen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000806934
dc.identifier.file000806934.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes2571977671030681
unesp.author.lattes2571977671030681
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