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dc.contributor.advisorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Nathalia Maria [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:36Z
dc.date.available2015-03-03T11:52:36Z
dc.date.issued2014-04-01
dc.identifier.citationSOARES, Nathalia Maria. A redação na prova do ENEM: uma análise dialógica do discurso. 2014. 145 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115844
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar, segundo a perspectiva teórico-metodológica dos estudos do Círculo de Bakhtin, propostas de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), de forma a entender sua constituição histórica, estrutura composicional e estilo na relação com vestibulares que não aderiram ao ENEM como processo seletivo e com documentos oficiais. Uma hipótese de que partimos é que essas propostas, ao considerarem de forma singular o discurso “educação para a cidadania”, através da competência “elaborar proposta de solução ao problema exposto” exigida no momento da escrita da redação, definem um modelo de texto a ser escrito, limitando assim o acesso à diversidade de gêneros e enunciados no momento da produção escrita. Na análise, mobilizamos os conceitos de enunciado, diálogo, gênero do discurso e sujeito, tal que compreendidos pelo Círculo de Bakhtin. Para realizar as análises dialógicas, realizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em documentos oficiais da educação (PCN e LDB) que são bases para a constituição do ENEM, e um estudo bibliográfico da linguística textual para verificar o que se propõe sobre texto e textualidade, buscando compreender melhor o universo de produção textual exposto na avaliação da redação do ENEM. Através dessas análises, confirmamos nossa hipótese de que se gera um estilo de proposta da prova de redação em exame – ENEM, pois há uma grande diversidade de gêneros para leitura na proposta de redação, assim como propõe os PCNs. Enquanto na produção escrita temos, na prova de redação em exame, o gênero discursivo dissertativo-argumentativo, o qual é acompanhado de instruções que limitam a relação sujeito/textopt
dc.description.abstractEl objetivo de eso trabajo es analizar, según la perspectiva metodológica de los estudios bakhtinianos, las propuestas de redacción del ENEM (Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria), para comprender su constitución histórica y estructura composicional en relación con otros vestibulares que no utilizan el ENEM como proceso selectivo y con documentos oficiales. La hipótesis de que nosotros partimos es que esas propuestas, al trabajar con el modo singular el discurso “educación para la ciudadanía”, a través de la competencia “elaborar una propuesta de solución al problema expuesto” exigida en el momento de la escritura de la redacción, hacen con que solamente un tipo de texto sea escrito, limitando el acceso a diversidad de géneros y enunciados en momento de la producción escrita. Para comprobar esa hipótesis utilizamos los conceptos de enunciado, discurso, dialogo, género y sujeto, todos ellos definidos por el círculo de Bakhtin. Para realizar las análisis dialógicas, realizamos una búsqueda bibliográfica basada en documentos oficiales de la educación (PCN y LDB) los cuales son bases para la constitución del ENEM, y un estudio bibliográfico de la lingüística textual para verificar lo que es propuesto sobre texto y textualidade, buscando comprender mejor el universo de la producción textual que está en la evaluación del ENEM. A través las análisis, afirmamos nuestra hipótesis de que hay un estilo de propuesta de la prueba de redacción en examen – ENEM, pues hay una gran diversidad de géneros para la lectura en la propuesta de redacción, de acuerdo con los PCNs. Mientras en la producción escrita hay, en la prueba de redacción en examen, el género discursivo disertativo-argumentativo, el cual está acompañado de instrucciones que limitan la relación sujeto/textoen
dc.format.extent145 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectExame vestibularpt
dc.subjectProsa escolarpt
dc.subjectENEMpt
dc.subjectDiscourse analysispt
dc.titleA redação na prova do ENEM: uma análise dialógica do discursopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguísticapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivo e textuaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000805899
dc.identifier.file000805899.pdf
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes0688738118968425
unesp.author.lattes0688738118968425
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