Arte e resistência: Vincent Willem Van Gogh

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000

Autores

Ribeiro, Claudete [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese apresenta uma proposta interdisciplinar para abordar o objeto artístico, almejando demonstrar como a Psicologia pode enfocar a leitura e a interpretação das produções artísticas visuais. Foram aplicados métodos psicológicos considerados eficazes para entender o fenômeno artístico e, assim, interpretar o trabalho do artista. O instrumental teórico foi o da apreensão fenomenológica e o conhecimento psicanalítoco. Trinta e nove telas de Van Gogh (produzidas em Arles, 1888; no asilo de Saint Rémy, Provence, 1889; e em Auvers Sur Oise, 1890) foram selecionadas para análise. Foram Observados os aspectos da visualidade da obra, segundo a ótica fenomenológica, e as imagens foram investigadas em sua disposição em um espaço simbólico do espaço pessoal do artista, dos elementos configurados que compõem a foma, da iluminação e cor empregadas no trabalho e da dinâmica e expressão dos conteúdos manifestos. A tese constitui-se de quatro capítulos. O primeiro apresenta a história do artista; o segundo, a teoria para abordar a percepção fenomenológica, definindo elementos utilizados para interpretar o objeto artístico; o terceiro analisa as imagens produzidas por Van Gogh no período estudado; o quarto diagnostica, analisa e interpreta a expressão das imagens. Foi também analisada a temática explorada pelo artista, de acordo com sua manifestação simbólica. A trajetória deste trabalho assemelhase ao psicodiagnóstico, que levanta hipóteses e verifica se elas são verdadeiras ou falsas. Assim foi levantada a hipótese de que a arte atuava na existência do artista como um procedimento terapêutico e mantenedor do seu equilibrio. A maior êncase da literatura recai na loucura de Van Gogh como propulsora de sua obra, visão oposta à desta tese... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
This thesis presents an interdisciplinary proposal for the consideration of works of art, with the aim of demonstrating how Psychology can focus the reading and interprettation of visual artistic products. Psychologsical methods considered effecstive in the understanding of the artistic phenomenon and thus in interpreting the artist's work were applied. The theoreticaal tools were those of phenomenological apprehebsuaib and psychoanalytical khowledge. Thity-nine paintigs (produced in Arles, 1888;in the asylum in Saint Rémy, Provence, 1889; and in Auvers Sur Oise, 1890) were selected for analysis. The visual aspects of the work were observed from the phenomelological point of view and the images were investigated in their disposition in a space symbolizling the artist's personal space, the configuared elements which compose the form the illumination and color used in the work, and the dynamics and expression of the manifest contents. This work consists of four chapters. The first presents the artist's history; the second, the theory of phenomenological perception, defining the elements used to interpret the work of art; the third an analysis of the images Van Gogh produced in the period under discussion; the fourth, contains the diagnosis analysis and interpretation of the forms of expression of the images. The themes the artist explored were also analyzed in relation to their sympolic manifestation. the course of this work was similar to that of psychodiagnosis, raising hypothesis and verifying whether the were true or false. Thus, the hypothesis that art acted in the artist's life as a therapeutical procedure to maintain his equilibrium was raised. The greatest emphasis in the literature studiet falls on Van Gogh's madness as a stimulus for his art, the opposite of the view presented in this research... (Complete abstract, click electronic address below)

Descrição

Palavras-chave

Gogh, Vincent van, 1853-1890, Arte - Psicologia - Séc. XIX

Como citar

RIBEIRO, Claudete. Arte e resistência: Vincent Willem Van Gogh. 2000. 229 f. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2000.