Desenvolvimento e caracterização de formulação cosmética contendo nanopartículas de dióxido de titânio para proteção solar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Abuçafy, Marina Paiva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O protetor solar é um produto extremamente importante para proteger a pele da radiação ultravioleta proveniente do sol e capaz de reduzir a incidência de câncer de pele. Os filtros solares são divididos em orgânicos e inorgânicos e, dentre os inorgânicos, se encontra o TiO2 que atua refletindo, espalhando e absorvendo as radiações UV, além de ser fotoestável e de baixo potencial de irritabilidade dérmica. Neste trabalho foram desenvolvidas formulações cosméticas em forma de gel contendo nanopartículas de dióxido de titânio capazes de agir como fotoprotetores físicos e que mantem a transparência ao serem aplicados sobre uma superfície, como a pele. Foram desenvolvidos xerogéis a base de nanopartículas de TiO2 com tamanho e superfície controlados. A partir dessas nanopartículas foi possível preparar formulações cosméticas contendo nanopartículas redispersas de xerogéis a base de TiO2. Esses sistemas foram avaliados por testes de citotoxicidade e foi obtido um resultado favorável para a continuidade da pesquisa, sugerindo o uso deste material em humanos sem causar danos. Foram feitas as caracterizações físico químicas e estruturais. A análise de FPS indicou amplo espectro da formulação, o potencial zeta mostrou que é possível evitar aglomerações das nanopartículas em pHs utilizados para formulações tópicas, a reologia demonstrou que as formulações apresentam comportamento de recuperação da consistência e organização do material inicial após seu desarranjo durante o cisalhamento. As caracterizações serviram para obter um conhecimento da estrutura química e física das amostras que contém as nanopartículas de dióxido de titânio, para que seja possível fazer uma análise crítica e melhor qualificar o protetor solar desenvolvido.

Descrição

Palavras-chave

Radiação ultravioleta, Filtro solar (Cosméticos), Agentes dermatológicos, Ultraviolet radiation

Como citar

ABUÇAFY, Marina Paiva. Desenvolvimento e caracterização de formulação cosmética contendo nanopartículas de dióxido de titânio para proteção solar. 2013. 68 f. , 2013.