Proposta de estruturação do departamento de custos de uma empresa de construção civil de médio porte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Bachiega, Mauricio Hoff dos Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work consists of a literature review of technical project management with a focus on cost management in order to establish concepts and build a theoretical basis for later perform a case study of a construction company. All of the literature review is based on best practices in project management from the Project Management Institute - PMI, among other bibliographies that use the same concepts. The case study covers issues such as area of expertise, constructions undertaken, methodologies, procedures, assumptions, allowing to understand how the company operates in the market and, especially, which interfaces with the cost department in company processes. Confronting the knowledge gained from the literature review of the concepts of PMI and the information obtained from the case study on the current situation of the management costs of the company, it was possible to identify some gaps in the company processes of cost management and thus propose the solution of creating a centralized functional area focused on cost, that is responsible for ensuring that best practices in project management, specifically costs, are being applied
O presente trabalho é composto de uma revisão bibliográfica de técnicas de gerenciamento de projetos com foco em gerenciamento de custos, a fim de estabelecer conceitos e formar uma base teórica para, posteriormente realizar o estudo de caso de uma empresa de construção civil de médio porte. Toda a revisão bibliográfica é feita com base nas melhores práticas em gerenciamento de projetos do Project Management Institute – PMI, entre outras bibliografias que se utilizem dos mesmos conceitos. O estudo de caso, abrange questões como área de atuação, construções realizadas, metodologias, procedimentos, premissas, permitindo entender como a empresa atua no mercado e, principalmente, quais as interfaces com a área de custos nos processos da empresa. Confrontando o conhecimento adquirido com a revisão bibliográfica dos conceitos do PMI e as informações obtidas do estudo de caso quanto ao panorama atual do gerenciamento de custos dessa empresa, foi possível identificar algumas lacunas nos processos de gerenciamento de custos e, assim, propor a solução da criação de uma área funcional centralizada voltada para a área de custos que seja responsável por garantir que as melhores práticas em gerenciamento de projetos, mais especificamente de custos, estejam sendo aplicadas

Descrição

Palavras-chave

Indústria de construção civil - Custos, Administração de projetos

Como citar

BACHIEGA, Mauricio Hoff dos Santos. Proposta de estruturação do departamento de custos de uma empresa de construção civil de médio porte. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Civil) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.