Influência da atividade física no uso de serviços de saúde da atenção básica de saúde no município de Rio Claro, SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Barbieri, Cláudia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A prevenção e o controle das DCNT’s adquiridas com a prática regular de atividade física podem contribuir para a melhora da saúde dos indivíduos, e consequentemente, pode colaborar na redução do uso dos serviços de saúde e nos gastos referentes a esse serviço além de refletir uma melhor qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: 1) Descrever as consultas realizadas pelos participantes do programa e 2)Analisar a influência da atividade física na utilização dos serviços de saúde. Metodologia: Esse trabalho é de caráter retrospectivo e transversal, e foi desenvolvido em Unidades de Saúde da Família no município de Rio Claro, SP. Dentre as 250 mulheres participantes do Programa de exercícios físicos em unidades Básicas de Saúde e Unidades Saúde da Família (USF), com faixa etária acima de 20 anos, foram selecionados dentre essesparticipantes aqueles que possuam prontuários nas sete Unidades Saúde da Família, totalizando 48 prontuários. Foram analisados 1350visitas às unidades no total. Foi analisado o uso dos serviços de saúde através do número de visitas ás unidades de saúde comparando os dados encontrados no ano anterior e no ano posterior do início do programa. Foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os participantes da pesquisa. Foi realizada análise descritiva dos dados, utilizando-se frequência, média, desvio-padrão máximo e mínimo. Foi realizada análise de comparação dos dados contínuos. Resultados: O grupo participante do Programa Saúde Ativa Rio Claro eram em sua maioria idosos, com alto número de doenças crônicas, principalmente hipertensão (60,4%) e diabetes (37,5%), no entanto, menos da metade com uso de medicamentos para essas doenças. A maioria das consultas eram agendadas (61,7%) ou eram realizadas para triagem/acolhimento (23,0%), com uma menor frequência para controle de pressão arterial ou glicose (5,2%). Os sujeitos analisados...

Descrição

Palavras-chave

Saúde pública, Exercícios físicos - Aspectos imunológicos, Politicas publicas, Promoção da saude, Serviços de saude, Rio Claro (SP)

Como citar

BARBIERI, Cláudia. Influência da atividade física no uso de serviços de saúde da atenção básica de saúde no município de Rio Claro, SP. 2013. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.