Avaliação da atividade citotóxica e genotóxica de extratos brutos de metabólitos secundários de fungos endofíticos isolados da Eugenia jambolana em células de hepatocarcinoma murino (Hepa-1c1c7)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Baveloni, Franciele Garcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Brasil apresenta regiões com grande diversidade geográfica proporcionando o desenvolvimento de diferentes espécies vegetais, favorecendo a busca por bioativos com fins terapêuticos. Nos últimos anos, fungos endofíticos vêm sendo considerados fontes importantes de produtos naturais, demonstrando atividades biológicas de interesses terapêuticos. Pesquisas apontam que extratos brutos oriundos de fungos endofíticos da Eugenia jambolana demonstram atividades antineoplásicas e antimicrobianas. No presente estudo verificou-se a atividade citotóxica e genotóxica de extratos brutos provenientes do metabolismo secundários dos fungos endofíticos isolados de partes da planta da Eugenia jambolana, como caule (Ej- c), folhas (Ej-f), fruto verde (Ej-fv) e fruto maduro (Ej-fm) por meio de experimentos in vitro, utilizando células de hepatocarcinoma murino selvagem (Hepa-1c1c7). Para avaliar a citotoxicidade dos extratos brutos foi realizado o teste do MTT, podendo ser observados diferentes perfis citotóxicos de acordo com a parte da planta e o tempo de exposição de 24 e 48 horas. No tempo de exposição de 24 horas as amostras de Ej-fv(1) e Ej-fv(3) apresentaram CI50 de 65,57 μg/ml e 85,75 μg/ml, respectivamente. Já para amostra Ej-fm(1) houve CI50= 46,53 μg/ml . Nas análises que correspondem o tempo de exposição de 48 horas os extratos brutos do caule Ej-c ( Ej-c(3) e Ej-c(5)) apresentaram CI50 nas concentrações de 84,65 μg/ml e 95,35 μg/ml, respectivamente. O composto Ej-c(1) também foi observado uma menor citotoxicidade na concentração de 100,0 μg/ml. A atividade citotóxica também foi observada nas amostras da folha Ej-f (Ej-f(1), Ej-f(2), Ej-f(3)) atingindo o CI50 nas concentrações de 95,54 μg/ml, 90,8, μg/ml e 26,91 μg/ml, respectivamente. O composto Ej-f(3) também apresentou atividade citotóxica de menor na concentração de 33,3 μg/ml. As amostras do fruto verde Ej-fv(1), Ej-fv(2), Ej-fv(3), Ej-fv(4) e ...

Descrição

Palavras-chave

Fungos - Biotecnologia, Produtos naturais, Citotoxicidade, Cytotoxicity

Como citar

BAVELONI, Franciele Garcia. Avaliação da atividade citotóxica e genotóxica de extratos brutos de metabólitos secundários de fungos endofíticos isolados da Eugenia jambolana em células de hepatocarcinoma murino (Hepa-1c1c7). 2013. 61 f. , 2013.