Show simple item record

dc.contributor.advisorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorBoareto, Lígia Mendes [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:08:07Z
dc.date.available2015-03-23T15:08:07Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationBOARETO, Lígia Mendes. Análise dialógica do discurso publicitário. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118332
dc.description.abstractFrom the questions raised by Bakhtin Circle, especially those intended to gender and dialogue, this work aims to study the relationships of meaning that are established between the statements present in commercial advertising discourse. For each sphere of production, circulation and reception of discourses, genres are appropriate, therefore, all discourse requires a different choice of language resources, which determines, among other things, the style of the message. The advertising genre, a genre characterized as complex, as it works, reframes and incorporates primary genres, has the central objective of building the next one idea being to buy something more frequent. This process occurs mainly through the use of persuasive speeches, compelling, authoritative, imperative and seduction. Our goal is to analyze an advertising piece, discussing how the resources used in advertising participate in the process of enunciation and persuasion and the manner in which the voices of others (previous authors, recipients hypothetical ) mingle with the voice of the subject's explicit enunciation. (Bakhtin, 2010, p. XXVII). Thus, based on Bakhtinian studies, we will think about the relation of the dialogical voices raised in question in advertising, and attend to the role of the other, with his active responsive understanding, how to be active and modifying agenten
dc.description.abstractA partir de questões levantadas pelo Círculo bakhtiniano, sobretudo as voltadas ao gênero e ao dialogismo, este trabalho pretende estudar as relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados presentes em um comercial. Para cada esfera de produção, circulação e recepção de discursos, existem gêneros apropriados, consequentemente, todo discurso requer uma escolha diferente de recursos linguísticos, que determina, entre outros aspectos, o estilo da mensagem. O gênero publicitário, caracterizado como um gênero complexo, na medida em que trabalha, ressignifica e incorpora gêneros primários, possui o objetivo central de construir no outro uma ideia, sendo a de comprar algo a mais frequente. Esse processo ocorre principalmente através do uso de discursos persuasivos, apelativos, autoritários, imperativos e de sedução. Nosso objetivo é analisar uma peça publicitária, discutindo de que forma os recursos utilizados na propaganda participam do processo de enunciação e persuasão e “a maneira pela qual as vozes dos outros (autores anteriores, destinatários hipotéticos) se misturam à voz do sujeito explícito da enunciação.” (BAKHTIN, 2010, p. XXVII). Dessa forma, embasados nos estudos bakhtinianos, pensaremos sobre a relação dialógica das vozes manifestadas na publicidade em questão, além de atentarmos para o papel do outro, com sua compreensão responsiva ativa, como ser atuante e agente modificadorpt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectPublicidadept
dc.subjectAdvertisementen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectDiscourse Analysisen
dc.titleAnálise dialógica do discurso publicitáriopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000686734
dc.identifier.fileboareto_lm_tcc_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes0688738118968425
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt
unesp.advisor.lattes0688738118968425
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record