Mudanças nos livros didáticos do aluno e do professor: o 1º ano das séries iniciais e o movimento da matemática moderna

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Data

2010

Autores

Caciagli, Ligia Porfirio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho visa explorar o ensino da matemática por meio da análise de livros didáticos do aluno e do professor entre as décadas de 1960 e 1980, focando o 1º ano do ensino primário, atual fundamental I. Iniciamos por uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico, desde a introdução do livro na sociedade até a utilização do mesmo para o ensino na área da matemática. A pesquisa tentará retratar brevemente, a história da educação e da educação matemática no Brasil, as diferentes concepções de ensino da época em questão, ou seja, entre as décadas de 1960 e 1980, onde houve o ápice e o declínio do Movimento da Matemática Moderna. Por fim, este trabalho buscará explorar de maneira panorâmica, se ocorreram mudanças nos conteúdos no ensino da matemática por meio da análise de livros didáticos do aluno e do professor no 1º ano das séries iniciais e relatar quais foram essas mudanças. Utilizar-se-á como metodologia a análise de livros didáticos como um objeto pertencente à história cultural, com um enfoque na análise sócio-histórica, na análise formal ou discursiva e, finalmente, interpretação/ reinterpretação.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Educação, Livro didático - Matemática

Como citar

CACIAGLI, Ligia Porfirio. Mudanças nos livros didáticos do aluno e do professor: o 1º ano das séries iniciais e o movimento da matemática moderna. 2010. 140 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.