Jogos recreacionais em treinamentos empresariais

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Data

2008

Autores

Castro, Danielle Christine Oliveira de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Due to the growing practice of recreational activities among enterprises, it became evident an increase in the possibilities of interdisciplinary action of Physical Education teachers as well as in the areas alike. However, just a few academic papers try to understand the relation involving recreational activities in the context of business companies, what motivated the attention of this study, which aims to investigate whether the games played in business trainings may somehow contribute for a better comprehension and development of actions between employees and employers and also, to analyze the acceptability of this resource in lectures or formal events, which are usual in trainings. This study – which has a qualitative approach – was developed and based on the union of both bibliographic and exploratory researches. Data were collected through a questionnaire with open and direct questions that was applied to an intentional sample of twenty-five employees from a company in the countryside of São Paulo. Those data were analyzed in a descriptive way, through Thematic Content Analysis Technique and they showed that the relationship among employees has improved, whereas the relationship between employers and employees hasn’t improved that much and that the training which was given with dynamics and recreational strategies had a very positive result, because the goals were reached and the acceptability of this kind of training was unanimous among all the participants, It is extremely important that recreational activities can be developed in business trainings because with them, it is possible to reach more successfully their goals and the acceptability by the participants.
Com a entrada cada vez mais constante da recreação no setor empresarial evidencia-se um aumento nas possibilidades de atuação interdisciplinar de profissionais de Educação Física e de áreas afins. Entretanto, ainda, poucos trabalhos acadêmicos tentam compreender as relações das atividades lúdicas no contexto das empresas, o que motivou a atenção deste estudo, o qual tem por objetivo verificar se os jogos vivenciados em treinamentos empresariais podem interferir de alguma forma, contribuindo para o melhor entendimento e desenvolvimento de ações entre empregador e funcionário e, ainda, analisar a aceitabilidade deste recurso em relação a palestras ou eventos formais, comuns em treinamentos. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido com base na união de pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário, contendo perguntas mistas, aplicado a uma amostra intencional, composta por 25 funcionários de uma empresa do interior de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático e indicam que, cada vez mais, existem empresas oferecendo treinamentos para seus funcionários, porém, esses treinamentos ainda são, em sua maioria, ministrados em forma de palestras, as relações entre os funcionários foram bastante melhoradas, já a relação entre empregador e funcionário nem tanto, o treinamento apresentado com dinâmicas e jogos lúdicos foi muito positivo, pois os objetivos foram alcançados e a aceitabilidade deste novo treinamento foi unânime entre os participantes. Concluiu-se assim que é de suma importância que cada vez mais sejam desenvolvidas atividades e dinâmicas para as empresas, pois foi provado que por meio de atividades com caráter lúdico em treinamentos empresarias o objetivo deste é alcançado com mais êxito e é de total aceitabilidade pelos participantes.

Descrição

Palavras-chave

Recreação, Trabalho, Lazer, Treinamento, Treinamento em empresa, Recreation

Como citar

CASTRO, Danielle Christine Oliveira de. Jogos recreacionais em treinamentos empresariais. 2008. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.