Show simple item record

dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]
dc.contributor.advisorRufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Tamires Alvarado de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:16:46Z
dc.date.available2015-03-23T15:16:46Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationFREITAS, Tamires Alvarado de. Possibilidades das atividades físicas de aventuras (AFAs) no contexto escolar. 2012. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119154
dc.description.abstractA Educação Física escolar é responsável por proporcionar ao aluno o conhecimento da cultura corporal de movimento, compreendida pelas diferentes manifestações corporais, como lutas, ginásticas, danças, entre outras. As Atividades Físicas de Aventura são atividades existentes na cultura corporal de movimento e que estão ganhando cada vez mais espaço nos dias atuais. Essas atividades são realizadas em meio natural, urbano ou artificial, podendo ser adaptadas para o contexto escolar, envolvendo o risco controlado e proporcionando diferentes sensações. Sendo as Atividades Físicas de Aventura pertencentes à esfera da cultura corporal de movimento é necessário que elas sejam introduzidas na escola, proporcionando assim a vivência de novas manifestações corporais aos alunos, propiciando o aprendizado de valores relacionados ao meio ambiente em geral, que estão atrelados a essa prática, além de aumentar os conteúdos da Educação Física na escola. Com isso o objetivo desse estudo foi analisar a implementação de um programa de Atividades Físicas de Aventura dentro das aulas de Educação Física durante o período de um mês (oito aulas), com os temas: surfe, corrida de orientação, parkour e skate, para uma turma de alunos da sexta série, atual sétimo ano, de uma escola da rede pública estadual de ensino do Estado de São Paulo da cidade de Rio Claro. Para isso, foi avaliada a opinião do professor de Educação Física desta turma, por meio de uma entrevista semi-estruturada, dos alunos envolvidos durante o processo de implementação, por meio de questionários, e de um grupo de alunas pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de grupo focal, sobre as possibilidades apresentadas nas aulas de AFA no contexto escolar. Os resultados mostraram que os alunos, o professor e as bolsistas acharam... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent56 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectAtividades físicas de aventurapt
dc.subjectMovimentopt
dc.subjectEducação e meio ambientept
dc.titlePossibilidades das atividades físicas de aventuras (AFAs) no contexto escolarpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000714979
dc.identifier.filefreitas_ta_tcc_rcla.pdf
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record