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dc.contributor.authorBocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
dc.contributor.authorSimonetti, Janete Pessuto [UNESP]
dc.contributor.authorDell'Aqua, Magda Cristina Queiroz [UNESP]
dc.date.accessioned2014-05-20T13:34:45Z
dc.date.available2014-05-20T13:34:45Z
dc.date.issued1996-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691996000300009
dc.identifier.citationRevista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.
dc.identifier.issn0104-1169
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11920
dc.description.abstractO estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de avaliar as contribuições e dificuldades sentidas pelos alunos, na utilização do Modelo Operacional do Estudo de Caso, proposto pelas autoras como uma das estratégias de ensino utilizada pela disciplina de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Para instrumentalizar e operacionalizar a análise de conteúdo das respostas concedidas pelos alunos, utilizamos da análise temática, segundo Bardin. Com a realização desta investigação concluímos que os alunos reconhecem o modelo como estratégia de ensino na formação dos mesmos, principalmente, quanto ao conhecimento teórico-prático da assistência (70%) que este oferece, estimulando-os à autonomia na tomada de decisões e solução de problemas na área, além de incentivá-los na utilização do acervo da biblioteca. A outra contribuição está relacionada ao conhecimento referente à metodologia científica (30%), onde o modelo emerge a eles como uma estratégia de iniciação a esta atividade. As dificuldades sentidas pelos alunos na elaboração do estudo de caso ocorreram nas seguintes etapas: - no levantamento bibliográfico (58%), principalmente, quanto a falta de bibliografia específica e recente na área de enfermagem e ao não acesso dos alunos da graduação aos índices informatizados: - na redação do trabalho(27%), porém ao mesmo tempo revelando que o estudo de caso propiciou conhecimentos básicos de como elaborar e escrever um trabalho científico; dentre outras (15%).pt
dc.description.abstractEste estudio es una investigación descriptiva, tiene como objetivo evaluar las contribuciones y dificultades sentidas por alumnos en la utilización del Modelo Operacional del Estudio de Caso, propuesto por las autoras como una de las estrategias de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica. Para instrumentalizar y operacionalizar el análisis del contenido de las respuestas dadas por los alumnos, usamos el análisis temática, según Bardin. Con la realización de esta investigación concluimos que los alumnos reconocen el modelo como estrategia de enseñanza en su formación, principalmente encuanto al conocimiento teórico-práctico de la asistencia (70%) que este ofrece, estimulándolos a la autonomía en la toma de decisiones y solución de problemas en la área, además de incitarlos en la utilización de la biblioteca, otra contribución está relacionada al conocimiento referente a la Metodología Científica (30%), donde el modelo emerge como una estrategia de iniciación a esta actividad. Las dificultades sentidas por los alumnos en la elaboración de estudio de casos ocurrieron en las siguientes etapas: - en la consulta bibliográfica (58%), principalmente, encuanto a la falta de bibliografía específica y reciente en la área de enfermería y al no acceso de los alumnos de pregrado a los índices informatizados; - en la redacción del trabajo (27%), pero al mismo tiempo revelando que el estudio de caso propicia conocimientos básicos sobre como elaborar y escribir uno trabajo científico; y otras (15%).es
dc.description.abstractThe study deals with a descriptive research, with the aim of assessing the contribution and difficulties expressed by students, utilizing the case study operational model, proposed by the authors as one of the teaching strategies used in Medical-Surgical Courses. In order to implement and perform the answer content analysis given by the students, authors used thematic analysis according to Bardin. With the performance of this investigation, we concluded that: students recognize the model as a teaching strategy in the formation of themselves, mainly related to theoretical and practical knowledge (70%). It encouraged them to decision making process autonomy and problem solving area besides stimulated them by using library resources. The other contribution related to knowledge refers to scientific methodology (30%), where the model emerges as an initiation strategy to this activity. Difficulties expressed by students in preparing the case study occurred in the following stage; - bibliographical survey (58%), to mainly lack of specific and updated bibliography in nursing area and lack of access indexes; - in the work essay (27%). It also revealed that study case contributed to basic knowledge about the elaboration of a scientific essay; among others (15%).en
dc.format.extent99-116
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
dc.relation.ispartofRevista Latino-Americana de Enfermagem
dc.sourceSciELO
dc.subjectestudo de casopt
dc.subjectestratégia de ensinopt
dc.subjectenfermagem médico-cirúrgicapt
dc.subjectavaliaçãopt
dc.subjectestudio de casoes
dc.subjectestrategia de enseñanzaes
dc.subjectenfermería médico-quirúrgicaes
dc.subjectevaluaciónes
dc.subjectcase studyen
dc.subjectteaching strategyen
dc.subjectmedical-surgical nursingen
dc.subjectevaluationen
dc.titleModelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunospt
dc.title.alternativeModelo operacional del estudio de caso como estrategia de enseñanza en la disciplina de enfermería médico-quirúrgica: evaluación de los alumnoses
dc.title.alternativeOperational model of case studies as a teaching strategy to medical-surgical nursing course: students evaluationen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.identifier.doi10.1590/S0104-11691996000300009
dc.identifier.scieloS0104-11691996000300009
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
dc.identifier.fileS0104-11691996000300009.pdf
dc.identifier.lattes8872830844747190
dc.identifier.lattes0331989627894759
unesp.author.lattes0331989627894759
unesp.author.lattes8872830844747190
dc.relation.ispartofsjr0,339
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