Canto dos contos: o percurso de uma oficina de narração de histórias para adultos, no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-11-22

Autores

Guimarães, Juliana Cristina Silveira Bueno [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência de uma oficina de narração de histórias, a oficina Canto dos Contos, realizada no contexto terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial (um CAPS), equipamento do Sistema Único de Saúde (o SUS), na cidade de São Paulo, em 2012. Considerando o CAPS como parte fundamental da reforma psiquiátrica brasileira, a oficina expressiva de narração de histórias foi buscando, ao longo de seu percurso, delinear seus limites e marcar suas diferenças em relação aos espaços terapêuticos já existentes no CAPS. Assim, a partir da escuta conjunta e apreciação de narrativas, acessamos lembranças resgatadas pelos participantes e pudemos criar, relembrar e renovar memórias antes confusas e esquecidas. Como resultado final, rodas de narrativas foram realizadas dentro e fora do espaço terapêutico do CAPS e um livro foi publicado. Essa presente contextualização e reflexão acerca de um trabalho realizado por uma arte/educadora em um Centro de Atenção Psicossocial faz-se oportuna, uma vez que os CAPS’s e a saúde mental como um todo são um campo que vem se abrindo, cada vez mais, para profissionais de áreas artísticas, tanto pela afinidade que as Artes sempre tiveram com pensamentos que rompem com paradigmas de realidade, quanto pela potência terapêutica existente em práticas expressivas. Esperamos que pensar e avaliar a narração de histórias utilizada como instrumento no percurso terapêutico dos pacientes de um CAPS possa contribuir para que trabalhos semelhantes, neste e em outros contextos, aprimorem as experiências aqui descritas.

Descrição

Palavras-chave

Centro de Atenção Psicossocial, Arte de contar historias, Arte e educação, Arte e doença mental, Reforma psiquiátrica, Terapia narrativa, Narrative therapy, São Paulo (SP)

Como citar

GUIMARÃES, Juliana Cristina Silveira Bueno. Canto dos contos: o percurso de uma oficina de narração de histórias para adultos, no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial. 2013. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.