Marcas da formação escolar, acadêmica e docente: uma análise dos memoriais de formação de alunos(as) do PROESF

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Data

2012

Autores

Matos, Leticia Leite de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work describes and contextualizes the PROESF - Special Program for Teacher Training Exercise in the early grades of elementary school and children education in municipal schools of metropolitan region of Campinas. The PROESF was organized by University of Campinas (UNICAMP) and remained from 2002 to 2005 graduated about 1600 teachers. The objetives of this course was provide pedagogy formation to teachers in activity in elementary schools and children schools from municipalities of this region. The course also intended to improve the quality of the education and teachers formation. At the final part of course, the teachers had to elaborating a memorial of formation. These materials can be accessed on the website of UNICAMP. The contribution of these memorial of formations can help to think about the teachers formation. This study was a qualitative research from these materials for 2008, and the objective is to identify the marks the formation perceived by these teachers and contributions for them formation. It is understood by marks the formation school memories significant for this group of teachers, stressing the points of what the academic formation contributes for the teacher in day-to-day in the school and what life in the classroom as a teacher marked the teaching practice. After reading the memorials I saw the marks, socialize my memorial, in which one perceives the same brands, presenting a reflection from the living
No presente trabalho pretendo analisar memoriais de formação dos alunos do PROESF – Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil na Rede Municipal da Região Metropolitana de Campinas. O programa foi promovido pela Faculdade de Educação da UNICAMP e funcionou de 2002 a 2005, formando cerca de 1600 professores. O objetivo geral desse curso foi oferecer formação em Pedagogia (Licenciatura Plena), a professores em exercício das escolas da Rede Municipal da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental da referida região. O mesmo visava o engajamento com a melhoria da educação e com a formação continuada de professores. O curso tinha uma carga horária de 3300 horas e uma duração de três anos, totalmente presencial. Como trabalho de conclusão do curso, os professores que participaram do PROESF, tiveram que elaborar um memorial de formação. A maioria dos memoriais encontram-se disponíveis online na biblioteca digital da UNICAMP. Proponho desenvolver uma pesquisa qualitativa, a partir da análise de uma amostra significativa dos memoriais elaborados no ano de 2008. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é, a partir de uma análise documental dos memoriais, explicitar quais as “marcas da formação” percebidas por estes professores e que contribuíram para a sua constituição como professores. Entendo “marcas de formação” como as lembranças escolares significativas para esse grupo de professores(as): o que da formação escolar e acadêmica contribui para o dia-a-dia no contexto escolar e o que a vida em sala de aula como professor(a) marca a prática docente. Após a leitura dos memoriais me vendo nas escritas, socializo meu memorial, no qual se percebe as mesmas marcas, apresentando uma reflexão a partir do vivido

Descrição

Palavras-chave

Programa especial para formação de professores em exercício na rede de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da rede municipal dos municípios da região metropolitana de campinas, Professores - Formação, Pratica de ensino, Memoria

Como citar

MATOS, Leticia Leite de. Marcas da formação escolar, acadêmica e docente: uma análise dos memoriais de formação de alunos(as) do PROESF. 2012. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.