Testes funcionais, torque isocinético em inversão e eversão e capacidade de reposicionamento articular: um estudo sobre a estabilidade dinâmica do tornozelo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Milanezi, Fernanda Cristina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A lesão mais comumente encontrada na população ativa é a entorse de tornozelo. Cerca de 40% destes casos continuam a manifestar sensação de instabilidade articular mesmo após a fase aguda da lesão, caracterizando a instabilidade funcional do tornozelo (IFT). A IFT está relacionada com déficits proprioceptivos e redução na capacidade de produção de força e potência muscular. Haja vista que o basquetebol é um esporte com grande incidência de lesões no tornozelo faz-se necessário o entendimento de métodos de avaliação de baixo custo, que possam contribuir para a prevenção deste tipo de lesão em atletas. Objetivo: Nesse sentido, o presente estudo, tem como objetivo identificar os parâmetros de torque, atividade eletromiográfica, senso de reposicionamento articular e a pontuação em teste funcional em jogadoras de basquetebol com tornozelo estável. Correlacionar os valores de torque, atividade eletromiográfica e do senso de reposionamento articular com a pontuação dos testes funcionais em individuos saudáveis. Método: Participaram deste estudo 6 atletas do gênero feminino praticantes do basquetebol com idade entre 18 e 25 anos. As voluntárias realizaram os seguintes testes: torque isocinético concêntrico em inversão (INV) e eversão (EVE) nas velocidades de 60º e 120º, cinco testes funcionais e teste de reposicionamento articular com os ângulos-alvo de 10º e 20º de inversão. Após a verificação da normalidade de distribuição dos dados com o teste Shapiro-Wilk, utilizou-se o teste de Correlação Spearman para verificar a correlação dos testes funcionais com o pico de torque, o sinal EMG e o reposicionamento articular. Resultados: Não foi encontrados resultados esperados no estudo, exceto na correlação negativa para os valores de RMS do TA na velocidade de 120º nas contrações isocinética...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Basquetebol, Tornozelos, Teste de esforço, Testes funcionais (Medicina), Ankle, Basketball, Exercise tests, Function tests (Medicine)

Como citar

MILANEZI, Fernanda Cristina. Testes funcionais, torque isocinético em inversão e eversão e capacidade de reposicionamento articular: um estudo sobre a estabilidade dinâmica do tornozelo. 2011. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.