Comportamento predatório de operárias de Ectatomma opaciventre (Hymenoptera, Formicidae) sobre a mosca Hermetia illucens (Diptera, Stratiomyidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Moleiro, Hugo Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ectatomma opaciventre é uma espécie de formiga tipicamente predadora tanto de pequenos artrópodes vivos quanto de restos de outros animais. Utiliza principalmente mecanismos de recrutamento pouco elaborados para forragear, por tratar-se de uma subfamília evolutivamente basal (Ectatomminae). Durante a predação de presas vivas costuma ferroá-las na parte anterior do corpo a fim de imobilizá-las. Dentre suas presas estão algumas espécies de moscas, no entanto, não se conhecia quais os atos comportamentais empregados pelas operárias de E. opaciventre durante a predação dessas espécies. Neste trabalho foi elaborado um etograma relacionado à predação de larvas e adultos da mosca Hermetia illucens por operárias de Ectatomma opaciventre em laboratório. Foram coletados três ninhos de Ectatomma opaciventre de onde adultos e imaturos foram retirados e transferidos para o laboratório e abrigados em ninhos artificiais, sob temperatura e umidade controlados e regime natural de luz. Para cada um dos ninhos coletados foram oferecidos larvas de último instar e adultos vivos da espécie de mosca Hermetia illucens a uma distância de 30 cm da entrada do ninho. O comportamento de predação foi filmado e analisado. Em seguida foi elaborado um etograma contendo todos os atos comportamentais utilizados pelas formigas. Comportamentos que possuíam funções semelhantes dentro do contexto de predação foram agrupados em uma mesma categoria comportamental. Obteve-se um total de oito categorias comportamentais, em que apenas quatro foram observadas na predação das larvas, enquanto todas foram observadas na predação sobre adultos. A predação de adultos é muito mais intrincada e complexa em comparação a de larvas. De fato, não pode considerar-se a larva como uma presa, todos os comportamentos realizados por operárias nestas larvas parecem estar relacionados à defesa do ninho, logo estas parecem ser consideradas invasoras por parte das...

Descrição

Palavras-chave

Ecologia animal, Formiga, Predação (Biologia), Animais - Alimentos, Mosca, Animais - Comportamento

Como citar

MOLEIRO, Hugo Ribeiro. Comportamento predatório de operárias de Ectatomma opaciventre (Hymenoptera, Formicidae) sobre a mosca Hermetia illucens (Diptera, Stratiomyidae). 2013. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.