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dc.contributor.advisorDias, Valéria Silva [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Wilson Elmer [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:36Z
dc.date.available2015-03-23T15:24:36Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Wilson Elmer. História do desenvolvimento do conceito de força: um estudo visando contribuições para o ensino de física no nível médio. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Física) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120162
dc.description.abstractThis study presents the results of a study on the development of the concept of force and their possible applications in physics teaching. The historical study has focused on Aristotelian natural philosophy, medieval theories of strength in impressed and on classical Newtonian mechanics. The Newtonian concept of force was also an object lesson of physics analyzed in this study. In this lesson, conducted in a preuniversity course, spontaneous conceptions or alternative conceptions of students about the concept of force proved very entrenched, resulting in studies on the Model Change on Conceptual and epistemological obstacles in view Bachelardian. The theoretical frameworks adopted led us to trace parallels between spontaneous conceptions revealed by the students and some views about the concept of force found in the study of history. The results show that while some old conceptions have been replaced by scientifically Newtonian concept of force, they are still present in the students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. Like main result shows that the history of science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these concepts were previously presented and overcome the course of history of the development of a concepten
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre o desenvolvimento do conceito de força e suas possíveis aplicações no ensino de Física. O estudo histórico concentrou-se na filosofia natural aristotélica, nas teorias medievais de força impressa e na mecânica clássica newtoniana. O conceito de força newtoniano também foi objeto de uma aula de Física analisada neste trabalho. Nessa aula, ministrada em um curso pré-vestibular, concepções espontâneas ou concepções alternativas dos alunos sobre o conceito de força se mostraram bastante arraigadas, levando a estudos sobre o Modelo de Mudança Conceitual e sobre obstáculos epistemológicos, na perspectiva bachelardiana. Os referenciais teóricos adotados nos levaram a traçar paralelos entre as concepções espontâneas reveladas pelos alunos e algumas concepções, sobre o conceito de força, encontradas no estudo histórico. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceitopt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectCiencia - Historiapt
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectForça (Mecânica)pt
dc.subjectAlternative conceptions/spontaneousen
dc.titleHistória do desenvolvimento do conceito de força: um estudo visando contribuições para o ensino de física no nível médiopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.aleph000685601
dc.identifier.filenascimento_we_tcc_guara.pdf
unesp.undergraduateFísica - FEGpt
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