Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo busca, num ato comprometido, aproximar-se das questões da autonomia na prática docente a partir do diálogo com autores(as) e com professoras(es) da rede pública de Ensino Básico com vistas no repensar da noção de autonomia na prática docente. Na primeira parte, familiarizo-me com o cenário no qual estamos inseridos: influências da globalização e da política neoliberal sobre as políticas educacionais brasileiras, como nos discursos dos PCNs e os currículos oficiais. Em seguida, dialogo com alguns autores sobre o que se compreende por autonomia e as questões da autonomia na prática docente. Com eles, vou descobrindo afinidades. Na segunda parte, em busca do diálogo com e entre professoras(es), organizei um grupo de discussão por meio de um curso. O Curso de Difusão Cultural - Leituras de Paulo Freire: autonomia e subjetividade - foi um espaço criado no intuito de fomentar o diálogo, a reflexão e a troca de saberes entre professoras(es) e alunas(os) de licenciatura a partir de escritos de Paulo Freire. A escolha dos textos pautou-se no entendimento destes como disparadores de reflexões que pudessem acercar-se do tema em estudo. Cada encontro apresentava uma leitura antecipada na qual sugeri que destacassem trechos a serem compartilhados e discutidos com os demais colegas no encontro seguinte. Durante as leituras, para cada texto, propus que escrevessem algo relacionando os trechos destacados com suas práticas docentes; nomeei esta atividade de produção escrita. Após o término dos encontros, os materiais de registros – gravações em audiovisual, produções escritas e anotações em caderno de registros – foram analisados. Nota-se que, mesmo diante de tantas incoerências de uma política educacional que pouco promove a legitimação de seu discurso, a autonomia na prática docente, como a compreendo neste estudo, não pode ser exclusivamente dada nem... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Freire, Paulo, 1921-1997, Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividade, Professores - Formação, Educação, Professores - Prática, Sujeito (Filosofia)

Como citar

NEZU, Tamie Hammermeister. Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo. 2011. 96 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.