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dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorNogueira Júnior, Gilmar [UNESP]
dc.date.accessioned2015-03-23T15:24:53Z
dc.date.available2015-03-23T15:24:53Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationNOGUEIRA JÚNIOR, Gilmar. A origem da vida: por entre estudos e saberes escolares. 2014. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120199
dc.description.abstractEste trabalho foi proposto baseado na relevância do tema a origem da vida para uma nova abordagem de sala de aula de forma que os alunos poderiam estar mais perto da proposta de entender como funciona a ciência e de forma que o aprendizado pode ser diferenciado para a aprendizagem comum. As ciências biológicas passaram por muito tempo a mercê de teorias de que a origem da vida era algo natural do nosso planeta, ou seja, a origem de um novo ser sem ter vindo a partir de outro. No entanto com vários experimentos com destaque ao de Oparin, já com o conhecimento de microorganismo, se provou que a origem da vida não surgia tão facilmente como se esperava. A partir da quebra desse paradigma houve um crescente desenvolvimento de experimentos que comprovaram que vários compostos importantes para a vida se formaria naturalmente numa Terra primitiva. No entanto há muita controversa de como a vida de fato teria surgido, dividindo opiniões de forma que a apresentação de uma gama de possibilidades para origem da vida é a melhor forma de apresentar um tema com teorias não comprovadas ou contestadas. “O CADERNO DO ALUNO” E O “CADERNO DO PROFESSOR” ambos de biologia, fazem luz uma grande possibilidade de desenvolvimento de uma aula que foge a do cotidiano, com discussões e possibilidade de se conhecer a ciência. Entretanto, verificou-se que a falta de conhecimento prévio pode ser um empecilho para uma discussão apurada e que se deve tomar cuidado nessa discussão para não ferir a concepção de cada aluno. Muito do se pede no Currículo do Estado de São Paulo para o professor desenvolver também contempla uma grande possibilidade de desenvolvimento do tema com foco em saídas do campo, prática e envolvimento com toda a escola de forma que o tema poderia ser eficaz de maneira diferencial de um tema proposto para o terceiro ano do ensino médio. As aulas do tema descritas mostram a importância de um número maior de educadores ser...pt
dc.format.extent36 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEvolução (Biologia)pt
dc.subjectVida - Origempt
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.titleA origem da vida: por entre estudos e saberes escolarespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000799212
dc.identifier.file000799212.pdf
dc.identifier.lattes3060869388251465
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt
unesp.advisor.lattes3060869388251465
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