Analise mecânica e microestrutural em estruturas tubulares aeronáuticas soldadas de aço ABNT 4130

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Data

2011

Autores

Osidacz, Natália Chaves [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Airplane Motor Cradles have a complex geometry, since they require different conbinations between different tubes and TIG welded in several angles. In T-25 aircraft and Universal T-27 Tucano (EMBRAER / FAB), besides having to bear the engine balance, these components maintain fixed the nose landing gear in another extremity. They are considered critical to flight safety, and for this reason, the aviation standards are extremely rigid in their production, imposing a zero index” of defects on the final weld metal quality. These structures may be containing an historical of welding repairs, whose effects on their structural integrity are not computed. In this work we analyzed the standardised AISI 4130 steel and the raw steel of tubes to the Airplane Motor Cradles. First of all, microscopy and microanalysis of the base steel, then we analyzed the effects of the TIG weld. Tensile testing was conducted to measure the difference between the mechanical properties of standardised steel and without this treatment
Berços de motores de aviões têm geometrias complexas, necessitando de diferentes junções entre diferentes tubos com angulações variáveis por soldagem TIG. Além de suportarem o motor em balanço, estes componentes mantêm fixo o trem de pouso do nariz em outra extremidade nas aeronaves T-25 Universal e T- 27 Tucano (EMBRAER/FAB). São, por isso, considerados críticos à segurança de vôo e, por esta razão, as normas aeronáuticas são muito rígidas em sua fabricação, impondo um cordão de solda final com “zero defeito”. Essas estruturas podem conter retrabalho e reparos de solda, sendo que os efeitos disso não são computados. Neste trabalho foi analisado o aço 4130 normalizado e cru, de tubos para berço de motor foram realizadas. Primeiro a microscopia e microanálise do aço base e posteriormente da junta soldada. Ensaio mecânico de tração foi realizado para avaliar a diferença entre propriedades mecânicas dos materiais com tratamento térmico de normalização e sem esse tratamento. Constatou-se que o material normalizado possui uma microestrutura mais homogênea que o material ao normalizado

Descrição

Palavras-chave

Ação Católica Operária (Brasil), Microestrutura, Resistencia de materiais, Microscopy, Microanalysis, Standardised steel

Como citar

OSIDACZ, Natália Chaves. Analise mecânica e microestrutural em estruturas tubulares aeronáuticas soldadas de aço ABNT 4130. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia de Materiais) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.