Influência da torcida sobre o desempenho de atletas de voleibol

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Santos, Bruno do Prado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O contexto esportivo tem sido marcado por um numero crescente de torcedores, sendo esses algumas vezes apaixonados por esporte, ou meros curiosos que acompanham matérias jornalísticas, os mesmos torcedores que vibram nos momentos de vitória e vaiam nos momentos de derrota. Podemos dizer que essa torcida poderá desequilibrar o atleta a ponto de interferir em seu desempenho e levá-lo a uma ansiedade capaz de gerar outras fortes tensões, perdendo totalmente o controle da situação pela qual está passando. As equipes desportivas devem dar uma importância maior para a preparação psicológica dos atletas em função do modo como os fatores psicológicos, os agentes causadores de estresse e a baixa alto-estima causam interferência no cotidiano de um atleta. E essa preparação é sempre colocada em segundo plano quando comparada a preparação física, técnica e tática. Este estudo tem como objetivo analisar qualitativamente qual a influência que a torcida pode exercer sobre o desempenho de atletas de voleibol durante uma partida, seja ela disputada com a torcida incentivando ou tentando atrapalhar os jogadores. Em pesquisa documental (uma entrevista feita em 1997), cujos dados encontram-se armazenados no LEPESPE, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte, IB/UNESP, sob código DEF/UNESP/MCZ/97, coletados em campeonatos esportivos, no estado de São Paulo, incluindo jogos oficiais da Secretaria de Esportes e Campeonatos Esportivos Universitários por equipe de pesquisadores do laboratório, percebeu-se que tanto em turmas de treinamento, como em jogos entre classes ou entre escolas é que uma primeira preocupação fica mesmo por conta do jogar para ganhar, seguida da intenção de se fazer um bom papel, uma bela figura. Os depoimentos citados mostram que os alunos são breves espelhos de seus professores, quando são bem motivados com...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Voleibol, Esportes - Aspectos psicológicos, Desempenho, Esportes - Torcedores, Competição (Esporte), Volleyball, Sports - Psychological aspects, Performance, Sports spectators

Como citar

SANTOS, Bruno do Prado. Influência da torcida sobre o desempenho de atletas de voleibol. 2011. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.