As relações públicas e a responsabilidade social empresarial: um estudo de caso da Empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp Bauru - RPjr

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Siqueira, Thiago Rela [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The various changes occurring in society in the late twentieth century created a context of true technological revolution based on information. These changes resulted in three points: a new way to communicate with the emergence of new media and communication platforms; a new role assigned to organizations increasingly blamed for social problems, and a greater access to information by society, which forms more critical and demanding. The convergence of these three consequences observed strengthening of the concept of Corporate Social Responsibility and the importance of internal communication in their construction. This literature review and empirical research, based on a case study with the Junior Enterprise of Public Relations at Unesp Bauru, studied the role of Public Relations in the process of communication management as a facilitator of internal processes towards mobilization for Social Responsibility. It intent to see which are the main barriers to the inclusion of the concept too. The study shows the relevant current context itself, in which the concern with the changing social scenario should be seen as opportunities for growth. The concept of Corporate Social Responsibility should be inserted into the organizational DNA to its consolidation, characterizing itself as a cultural and dependent matter of internal restructuring. The role of public relations in this context covers the management of communication and harmony of the interests of all public organization
As diversas transformações ocorridas na sociedade no final do século XX originaram um contexto de verdadeira revolução tecnológica baseada na informação. Essas mudanças implicaram em uma nova maneira de se comunicar, com o surgimento de novos meios e plataformas de comunicação; em um novo papel atribuído às organizações, cada vez mais responsabilizada pelos problemas sociais; e no maior acesso às informações pela sociedade, que se forma mais crítica e exigente. Na convergência dessas três consequências, observa-se o fortalecimento do conceito de Responsabilidade Social Empresarial e, com isso, a importância da comunicação interna em sua construção. Dessa forma, através de uma pesquisa empírica e bibliográfica, apoiada em estudo de caso com a Empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp Bauru, este trabalho buscou estudar o papel das Relações Públicas no processo de gestão da comunicação como facilitadora dos processos internos organizacionais em prol do fortalecimento da Responsabilidade Social Empresarial, além de verificar quais são as principais barreiras para a inserção do conceito. O estudo mostra-se relevante pelo próprio contexto atual, em que a preocupação com as mudanças do cenário social devem ser encaradas como oportunidades de crescimento. O conceito de Responsabilidade Social Empresarial deve ser inserido no DNA organizacional para sua consolidação, caracterizando-se como uma questão cultural e dependente de reestruturações internas. O papel do relações-públicas, nesse contexto, abrange a gestão da comunicação e a harmonia dos interesses de todos os públicos da organização

Descrição

Palavras-chave

Liderança, Comunicação nas organizações, Marketing social, Relações publicas, Responsabilidade social da empresa, Leadership

Como citar

SIQUEIRA, Thiago Rela. As relações públicas e a responsabilidade social empresarial: um estudo de caso da Empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp Bauru - RPjr. 2014. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.