Avaliação da estratégia de controle de enchentes através de reservatórios de detenção de águas pluviais na sub-bacia do Alto Tietê - São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Autores

Soares, Andreza Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A rápida expansão do espaço urbano no Brasil ocorreu e continua ocorrendo, geralmente, de forma desordenada e sem perspectivas imediatas de ordenação das práticas de uso e ocupação do solo. O planejamento da ocupação do espaço urbano, baseado na racionalidade capitalista, embora englobe fundamentos interdisciplinares, na prática tem sido realizado dentro de um âmbito mais restrito do conhecimento, desconsiderando aspectos fundamentais dessa dinâmica. Essa situação tem resultado em grandes transtorno e custos para a sociedade e para o meio ambiente, atingindo diretamente os sistemas de drenagens urbanos e resultando no crescimento dos eventos de cheia. Assim, o planejamento urbano vem buscando alternativas que possibilitem o alcance do desenvolvimento urbano sustentável. Neste sentido, este trabalho objetiva avaliar qualitativamente a implantação reservatórios de detenção implantados no alto curso da sub-bacia do Alto Tietê, de modo a avaliar os problemas apresentados através da realização de um inventário dos avanços atingidos na incorporação destas medidas no gerenciamento dos sistemas de drenagem nesta subbacia.

Descrição

Palavras-chave

Drenagem, Reservatórios de detenção, Planejamento urbano, Enchentes urbanas, Desenvolvimento urbano sustentável

Como citar

SOARES, Andreza Aparecida. Avaliação da estratégia de controle de enchentes através de reservatórios de detenção de águas pluviais na sub-bacia do Alto Tietê - São Paulo. 2007. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado- Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.