Determinação da atividade antimicrobiana dos extrativos das folhas/galhos, pericarpo e sementes da Crotalaria pallida (Leguminosae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Soares, Natália Mathias [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O estudo de novas alternativas terapêuticas no tratamento de infecções microbianas tornou-se crescente no cenário científico devido à grande variação genética desses micro-organismos, que resultou na resistência aos antimicrobianos existentes. A grande diversidade na flora brasileira e a ampla utilização das plantas como medicamentos pela população justificam os estudos e o crescente interesse pela descoberta de novos compostos bioativos isolados dos vegetais. Plantas usualmente utilizadas na agricultura, apenas como adubação verde, por exemplo, são atualmente alvo de estudos científicos com potenciais promissores de atuação como de produtos terapêuticos. Plantas da família Leguminosae, amplamente conhecidas e utilizadas como fornecedoras de nitrogênio ao solo, vem sendo estudadas por diversas áreas da saúde para comprovarem a ação de compostos isolados entre estes os alcalóides pirrolidizínicos como antiinflamatórios, antibióticos e até como veneno para pragas. O objetivo do presente estudo foi determinar, a partir de extrativos de Crotalaria pallida, a atividade antimicrobiana in vitro utilizando cepas padrões de: Staphylococccus aureus, Escherichia coli, Salmonella sp e da levedura Candida albicans. Para determinação dessa atividade foi utilizada a técnica de diluição em microplaca que possibilitou o estudo da atividade do extrativo vegetal e da concentração inibitória mínima, isto é, concentração bactericida e/ou bacteriostática mínima e concentração fungiostática e/ou fungicida mínima. A Crotalaria pallida, não apresentou atividade frente aos micro-organismos testados nas condições padronizadas neste estudo

Descrição

Palavras-chave

Agentes anti-infecciosos, Crotalaria, Leguminosa, Escherichia coli, Salmonella, Candida albicans

Como citar

SOARES, Natália Mathias. Determinação da atividade antimicrobiana dos extrativos das folhas/galhos, pericarpo e sementes da Crotalaria pallida (Leguminosae). 2012. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.