Relações Públicas nas agências de comunicação: uma análise dos discursos dos mercados

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Data

2010

Autores

Souza, Mábili de Almeida e [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Public Relations is an area of communication that has many definitions given by both professional associations and by many authors. Academic and professional discussions on a precise definition of the area are recurrent. Considering this issue, it was decided to study the relationship between public relations and communications agencies, assuming that this is a market segment that includes the public relations. This paper analyzes the discourses of communication agencies and how the Public Relations are handled by them. For this, it was used theories about the history of public relations as well as definitions and concepts of its main authors. Furthermore, we present the characteristics of communication agencies, the contexts associated with its emergence in Brazil and the future prospects of this market segment in the opinion of the professionals who work in it. The study about the discourses of communications agencies was based on French Discourse Analysis, using books from important authors of the area, such as José Fiorin and Helna Brandão. The discourses analyzed were those present on websites of three communications agencies in the state of Sao Paulo. It was noted that not always the participation of public relations in communication agencies is highlighted, although the services of these agencies are based on techniques and typical functions of Public Relations. Above all, what the discourses are seeking to highlight are the experience and expertise in organizational communication owned by its staff
As Relações Públicas são uma área da comunicação que possui inúmeras definições dadas tanto pelas associações profissionais quanto por diversos autores da área. Discussões acadêmicas e profissionais sobre uma definição precisa da área são recorrentes. Considerando essa questão, resolveu-se estudar a relação entre as Relações Públicas e as agências de comunicação, partindo do princípio que este é um segmento de mercado que conta com a atuação de profissionais da área. O presente trabalho procura analisar os discursos das agências de comunicação e o modo como as Relações Públicas são tratadas por eles. Para isso, foram utilizadas teorias a respeito da história das Relações Públicas, bem como as definições e conceitos de seus principais autores. Além disso, são apresentadas as características das agências de comunicação, os contextos ligados ao seu surgimento no Brasil e as perspectivas futuras desse segmento de mercado segundo a opinião de seus profissionais. O estudo sobre os discursos das agências de comunicação baseou-se na Análise do Discurso Francesa, usando obras de autores importantes da área, como José Fiorin e Helena Brandão. Os discursos analisados neste trabalho foram os presentes em sites de três agências de comunicação do estado de São Paulo. Notou-se que nem sempre a participação de relaçõespúblicas nas agências de comunicação é destacada, embora os serviços dessas agências sejam baseados em técnicas e funções típicas de Relações Públicas. Acima de tudo, o que os discursos procuram destacar são a experiência profissional e o conhecimento específico em comunicação organizacional possuído por sua equipe de trabalho

Descrição

Palavras-chave

Relações publicas - História, Comunicação, Análise do discurso, Public Relations, History of Public Relations, Discourse Analysis

Como citar

SOUZA, Mábili de Almeida e. Relações Públicas nas agências de comunicação: uma análise dos discursos dos mercados. 2010. . , 2010.