Divergência genética entre diferentes populações de Ischnocnema holti (Anura, Brachycephalidae) nas áreas de altitude da Mata Atlântica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Teixeira, Laryssa Sakayanagi [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Entre os diferentes ambientes da Mata Atlântica as áreas de maior altitude são o hábitat de algumas espécies de anfíbios anuros. Tais espécies devem ser investigadas, pois ambientes montanhosos e acidentados podem propiciar barreiras à dispersão de diversos anuros, podendo fazer com que cada população passe por processos independentes de evolução, podendo levar à especiação. Ischnocnema holti é um exemplo de espécie que encontra-se em áreas de altitude da Mata Atlântica. Trabalhos anteriores revelam que há divergência genética entre amostras de diferentes localidades em que tal espécie habita, onde muitas vezes existe uma confusão de identificação com I. lactea. Este estudo utilizou marcadores moleculares para estimar a divergência genética entre as populações atribuídas à espécie em estudo nas diferentes áreas de altitude em que esta se encontra, buscando-se contribuir à compreensão de como barreiras geográficas por altitude poderiam interferir nos padrões de diversidade desta região, além de esclarecer o conflito de identificação. Dentro do complexo de espécies I. lactea/holti observou-se sete clados genéticos que podem ser novas espécies. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem que os espécimes incluídos no clado II correspondem à espécie Ischnocnema holti e sua distribuição restringe-se à parte alta da Serra do Itatiaia, no município de Itamonte, estado de Minas Gerais. Já os exemplares dos clados I, III, IV, V, VI e VII provavelmente não correspondem à espécie I. holti, fazendo-se necessária uma maior amostragem para estabelecer em definitivo as relações e os limites específicos neste complexo de espécies. Para melhor entendimento deste complexo é necessária uma revisão taxonômica, sendo indispensáveis estudos com base em aspectos morfológicos, bioacústicos, ecológicos e genéticos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Genetica animal, Filogeografia, Sapo, Anuro, Marcadores biologicos, Biodiversidade, Mata Atlântica

Como citar

TEIXEIRA, Laryssa Sakayanagi. Divergência genética entre diferentes populações de Ischnocnema holti (Anura, Brachycephalidae) nas áreas de altitude da Mata Atlântica. 2012. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.