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dc.contributor.advisorAranha, Solange [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Bruna Gabriela Augusto Marçal [UNESP]
dc.date.accessioned2015-04-09T12:28:28Z
dc.date.available2015-04-09T12:28:28Z
dc.date.issued2014-02-20
dc.identifier.citationVIEIRA, Bruna Gabriela Augusto Marçal. Passos para a elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação. 2014. 211 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122198
dc.description.abstractThis research aimed at raising the characteristics of Computer Science graduate students related to the use of the English language in academic settings and, based on them, developing stages for an English for Academic Purposes (EAP) writing course for such an audience. The characteristics of the students were raised by means of a detailed Needs Analysis process, in which a questionnaire, interviews and a written test were applied to Computer Science students from 25,71% of public Brazilian universities. Needs Analysis raised information about present-situation, target-situation, lacks and the desires of the students, as well as the relevant content to be addressed in an EAP writing course for the target audience. Based on data from the Needs Analysis process, content was chosen, learning goals were delimitated, authentic materials were selected, relevant course units for the target audience were defined, and examples of tasks were designed (HYLAND, 2004). Needs Analysis showed that, among other things, the knowledge of the students related to the English language is adequate to academic written communication, that they have medium knowledge about academic register, and fair knowledge about the genres they have to produce in such a context. In light of the considerable differences between the characteristics of the participants of the present research and the characteristics of non-native participants of other researches in the area (SWALES, 1990, 2004; DUSZAK, 1994; JORDAN, 1997; PALTRIDGE, 2001; ROBINSON, STRONG, WHITTLE & NOBE, 2001; ARANHA, 2002; VON STAA, 2003; HYLAND, 2004 – among others), which tend to encounter difficulties when writing in English, it is possible to assume that a course for students who fit such characteristics also differs from other courses found in the literature, once it may not include tasks to develop students´ knowledge about neither the English language nor the academic register, and more time can be ...en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo descrever o perfil de pós-graduandos em Ciência da Computação no que se concerne ao uso da língua inglesa no ambiente acadêmico e, com base nele, desenvolver um passo a passo para a elaboração de um curso de escrita acadêmica em inglês (EAP) para este público. O perfil dos alunos foi descrito por meio de um detalhado processo de análise de necessidades que contou com a aplicação de um questionário, a realização de entrevistas e de um teste escrito a pós-graduandos em Ciência da Computação de 25,71% das universidades públicas brasileiras. A análise de necessidades levantou informações concernentes à situação-presente, situação-alvo, lacunas na aprendizagem e desejo dos alunos, assim como aos conteúdos relevantes a serem abordados em um curso de EAP para o público-alvo. Posteriormente, com base nos dados oriundos do processo de análise de necessidades, foram feitas a escolha do conteúdo, a delimitação dos objetivos de aprendizagem, a seleção do material, a definição das unidades de estudos mais relevantes para esses aprendizes e a elaboração de tarefas-exemplos (HYLAND, 2004). A análise de necessidades revelou, dentre outras coisas, que o conhecimento de língua inglesa dos aprendizes corresponde ao esperado pela academia para a comunicação escrita, que eles possuem razoável conhecimento do registro acadêmico e dificuldades em relação aos gêneros que precisam produzir neste contexto. Em face à consubstancial divergência do perfil dos participantes dessa pesquisa do perfil de participantes não-nativos de outras pesquisas da área (SWALES, 1990, 2004; DUSZAK, 1995; JORDAN, 1997; PALTRIDGE, 2001; ROBINSON, STRONG, WHITTLE & NOBE, 2001; ARANHA, 2002; STAA, 2003; HYLAND, 2004 – entre outros), os quais costumam encontrar dificuldades na macrohabilidade de escrita em língua inglesa, é possível afirmar que um curso para aprendizes com esse perfil também se diferencia ...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent211 f. : il. color.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLinguistica aplicadapt
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectLingua inglesa - Ingles tecnicopt
dc.subjectComputaçãopt
dc.subjectApplied linguisticspt
dc.titlePassos para a elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
dc.identifier.aleph000813475
dc.identifier.file000813475.pdf
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.lattes1854893559111194
unesp.author.lattes1854893559111194
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