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dc.contributor.advisorTomazini, José Elias [UNESP]
dc.contributor.authorMoura, Paulo César de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:24Z
dc.date.available2015-05-14T16:52:24Z
dc.date.issued2014-05-05
dc.identifier.citationMOURA, Paulo César de. Análise de fadiga em rodas automotivas utilizando método dos elementos finitos. 2014. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123016
dc.description.abstractThe increasing search for better performance at the automotive industry, especially on the matter of fuel consumption, caused a progressive evolution of industrial technology. For the wheel this study is based on the try of reducing mass and decreasing the moment of inertia, characteristics that directly reflect on the performance parameter, as consumption and acceleration, so that it also is effective on the growth of the profit margin, since it reduces the costs of the locomotion. In this paper will be applied the Finite Element Analysis to explain the wheel behavior and identify ways to improve the performance. To the analyze it will be simulated a test condition established by ABNT NBR 6751:2009 foreseeing a possible collapse through general yielding and fatigue. The load here presented results from the equation presented on the norms and in the datas provided by the manufactureren
dc.description.abstractA crescente busca por melhores desempenhos da indústria automotiva, principalmente na questão do consumo de combustível, ocasionou uma progressiva evolução na tecnologia industrial em geral. Para a roda esse estudo se define centrado na tentativa de redução de massa e diminuição do momento de inércia, características que são refletidas diretamente nos parâmetros de desempenho, como consumo e aceleração, de modo que também atua no crescimento da margem de lucro, já que reduz o custo de locomoção. No trabalho em questão será empregado o Método dos Elementos Finitos a fim de explanar o comportamento da roda e identificar os pontos nos quais possam haver maneiras de aperfeiçoar o desempenho. Para tal análise simulou-se uma condição de ensaio adotada pela ABNT NBR 6751:2009 prevendo um possível colapso por fadiga e escoamento. O carregamento aqui apresentados advém das equações apresentadas na norma e em dados fornecidos pelo fabricantept
dc.format.extent56 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectAutomoveis - Rodaspt
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt
dc.subjectFadigapt
dc.subjectFatiguept
dc.titleAnálise de fadiga em rodas automotivas utilizando método dos elementos finitospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.aleph000805653
dc.identifier.file000805653.pdf
dc.identifier.lattes7686436536946445
dc.identifier.lattes6079264375490244
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEGpt
dc.identifier.orcid0000-0002-6238-4375
unesp.author.lattes7686436536946445
unesp.author.lattes6079264375490244
unesp.author.orcid0000-0002-6238-4375
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