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dc.contributor.advisorLahuerta, Milton [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, João Mauro Gomes Vieira de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:57Z
dc.date.available2015-05-14T16:52:57Z
dc.date.issued2014-10-07
dc.identifier.citationCARVALHO, João Mauro Gomes Vieira de. O modelo pedagógico das competências: gênese e apropriação na reforma da década de 1990. 2014. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123134
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the ideological character of the Pedagogy of Competences and the political meaning of its incorporation by brazilian public policies of education, specially during the national educational system reform in the 1990's. For this purpose, was analized the National Curriculum Parameters, a set of documents that serve as the underlying guidance to the curricular subjects adopted by schools and the organization of the educational system. The main hypothesis is that the educational system is a technological apparatus which works like a social dispositif for the administration of human formation. In this dispositif, the Pedagogy of Competences implies a pedagogical translation of the capitalist ideology of the competition as a basic way of socialization. The theoretical background of this work was provided by the Critical Theory, according to the ideas of the first generation of the so called Frankfurt School, with a dialectical methodology approach and the support of Objective Hermeneutics and History of Concepts, which features this work as a political sociology of educationen
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a investigar o caráter ideológico da Pedagogia das Competências e o significado político de sua incorporação pelas políticas públicas da educação brasileira, especialmente durante a reforma do sistema educativo nacional dos anos 1990. Com este fim, o foco foi colocado sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, um conjunto de documentos que pretende fornecer as diretrizes dos conteúdos curriculares adotados pelas escolas e as formas de organização do sistema educacional. A hipótese principal é de que o sistema educacional componha um aparato tecnológico que opera como dispositivo social de administração da formação humana. Nesse dispositivo, a Pedagogia das Competências implica em uma tradução pedagógica da ideologia capitalista da competição como forma básica de socialização. O referencial teórico deste trabalho foi fornecido pela Teoria Crítica, conforme formulada pela primeira geração da assim chamada Escola de Frankfurt, com uma abordagem metodológica dialética e o apoio da Hermenêutica Objetiva e da História dos Conceitos, que caracterizam o trabalho como uma sociologia política da educaçãopt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent118 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectReformapt
dc.subjectTeoria críticapt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEducationpt
dc.titleO modelo pedagógico das competências: gênese e apropriação na reforma da década de 1990pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaCiências Sociaispt
unesp.researchAreaEstado, sociedade e políticas públicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000824751
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-04-2015/000824751.pdf
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.lattes9326718732298388
unesp.author.lattes9326718732298388
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