Um modelo de avaliação interna para a melhoria de processos pedagógicos e administrativo: aplicação em uma faculdade de tecnologia

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Data

2015-02-13

Autores

Freitas, Renata de Castro Marcondes de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently the quality of services and products is considered an important factor in the creation, development and maintenance of a continuous improvement in both the individual and institutional aspect. Given the importance of achieving such quality, this work aimed to develop and validate an institutional / internal evaluation model according to the needs and reality of a college of technology, taking into account the guidelines required by the MEC, the requirements of Evaluation System Institutional - SAI and 10 dimensions established by the Higher Education Evaluation System - SINAES. This work was based on bibliographic, documentary research and case study for the collection of information, analysis of existing evaluation models, so as to develop and implement the institutional assessment model / internal technology college. With a qualitative approach, we applied questionnaires on two occasions. The first time was divided into three phases: application and validation of the proposed model of evaluation, identification of best practices in relation to the evaluation and identification and understanding of faculty vision of the process involving. In the second phase to identify the perception of coordination courses for two evaluation processes: the institutional evaluation process (external) Novo WebSAI and institutional / internal evaluation process (proposed model). Thus, we sought to identify the points at which the institution under study can improve and how these elements can help with suggestions for the internal assessment can become better, faster, more reliable and can add value both for faculty and for the institution itself
Atualmente a qualidade de serviços e produtos é considerada um fator importante para a criação, desenvolvimento e manutenção de uma melhoria contínua, tanto no aspecto individual quanto institucional. Dada a importância de se alcançar tal qualidade, esta dissertação teve como objetivo elaborar e validar um modelo de avaliação institucional / interna de acordo com as necessidades e realidade de uma faculdade de tecnologia, levando em consideração as orientações exigidas pelo MEC, os requisitos dos Sistema de Avaliação Institucional - SAI e as 10 dimensões estabelecidas pelo Sistema de Avaliação do Ensino Superior - SINAES. Esta dissertação utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso para o levantamento de informações, análises de modelos de avaliação já existentes, para assim elaborar e aplicar o modelo de avaliação institucional/interna da faculdade de tecnologia. Com uma abordagem qualitativa, aplicaram-se questionários em dois momentos. O primeiro momento foi dividido em três fases: aplicação e validação do modelo proposto de avaliação, identificação de boas práticas em relação ao processo de avaliação e identificação e entendimento da visão do corpo docente em relação ao processo do qual participam. No segundo momento para a identificação da percepção da coordenação de cursos em relação a dois processos de avaliação: o processo de avaliação institucional (externa) denominado Novo WebSAI e o processo de avaliação institucional/interna (modelo proposto). Com isso, buscou-se identificar os pontos nos quais a instituição em estudo pode melhorar e como tais elementos podem ajudar com sugestões para que a avaliação interna possa se tornar melhor, mais rápida, confiável e consiga agregar valor tanto para o corpo docente quanto para a instituição em si

Descrição

Palavras-chave

Avaliação, Processo administrativo, Avaliação educacional, Indicadores educacionais, Evaluation

Como citar

FREITAS, Renata de Castro Marcondes de. Um modelo de avaliação interna para a melhoria de processos pedagógicos e administrativo: aplicação em uma faculdade de tecnologia. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.