Show simple item record

dc.contributor.advisorMalheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorZabel, Marília [UNESP]
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:12Z
dc.date.available2015-06-17T19:34:12Z
dc.date.issued2014-12-10
dc.identifier.citationZABEL, Marília. Luz, câmera, flashes: uma compreensão sobre a disciplina de prática de ensino de matemática a distância. 2014. 156 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123887
dc.description.abstractThe objective of the present study was understand how teachers are being trained on the use of Information and Communication Technologies (ICT) for teaching mathematics, by a discipline called Teaching Practice of the Mathematics Degree course from the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). In this study, which is qualitative, the mentioned discipline consists in Teaching Practice II: Use of Information and Communication Technologies in Mathematics Education, 3rd period of the Mathematics Degree course. For collect data were used basically two methodological procedures: discipline monitoring and interviews, conducted online, with some undergraduates and the teacher. The first was through the Virtual Learning Environment (VLE), where we observed the interactions and discussions among the research subjects (students, tutors and teacher) that occurred in the forums. The interviews were conducted at the end of the course in order to clarify and go deepest about some moments experienced during the follow-up. From this movement, we highlight three major themes in this research: the Teaching Practice, the mathematics teachers formation to use the ICT and the Distance Education online. About these themes, we conducted theoretical studies in order to obtain subsidies for data analysis. Through data analysis we can infer that such discipline gave to the undergraduates moments of reflection about the use of ICT in mathematics teaching, besides the production of teaching materials with ICT, by the construction of podcasts and screencasts. We consider that the open forums throughout the semester allowed interactions occur between the research subjects, enabling the production of collective knowledge. We also highlight the importance of the teacher of this discipline in the design of it, given that his previous experiences contributed to the construction and development of the discipline. Finally, we believe that this research allows the expansion...en
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender como acontece a formação de professores em relação à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Matemática, a partir de uma disciplina de Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Matemática à distância da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste estudo, de cunho qualitativo, a disciplina mencionada consiste na Prática de Ensino II: Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática, do 3º período do curso de Licenciatura em Matemática. Para a constituição dos dados foram utilizados, basicamente, dois procedimentos metodológicos: o acompanhamento da disciplina e entrevistas, realizadas online, com alguns licenciandos e com o professor. O primeiro se deu por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde observamos as interações e discussões entre os sujeitos da pesquisa (alunos, tutores e professor) que ocorriam nos fóruns. Já as entrevistas foram realizadas ao final da disciplina, a fim de esclarecer e aprofundar alguns momentos vivenciados ao longo do acompanhamento. A partir desse movimento, destacamos três grandes temas nesta pesquisa: a Prática de Ensino, a formação do professor de matemática para o uso das TIC e a Educação a Distância online (EaDonline). Acerca desses temas, realizamos estudos teóricos a fim de obter subsídios para a análise dos dados. Por meio dessa análise podemos inferir que tal disciplina possibilitou aos licenciandos momentos de reflexão sobre o uso das TIC no ensino de matemática, além da produção de material didático com as TIC, a partir da construção dos podcasts e screencasts. Consideramos que os fóruns abertos ao longo da disciplina permitiram que ocorressem interações entre os sujeitos da pesquisa, possibilitando uma produção de conhecimento coletiva. Também destacamos a importância do professor da disciplina na concepção da...pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent156 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.titleLuz, câmera, flashes: uma compreensão sobre a disciplina de prática de ensino de matemática a distânciapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos e Científicospt
unesp.researchAreaNovas tecnologias e educação matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000829633
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/15-05-2014/000829633.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
unesp.advisor.lattes5362508392947986[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-6814-6714[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record