Recomendações para criação e gerenciamento de um sistema da qualidade em empresas de autopeças

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-01-13

Autores

Silva, Felipe Marques [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper addresses the difficulties and best practices of a quality system of an automotive parts company. In it will be discussed the features and benefits of the proper use of a system of management and quality assurance. It emphasizes the proper use of tools and methodologies that aim improving the quality of processes and products. It also has some guidance information given by the standards of quality which helps the implementation of the quality system and the standards are important because it attests to the quality of companies. So, this work has as objective to guide the creation and management of the quality system in auto parts companies, which seek an increase in the quality of products and processes, it also helps to certify companies in the current quality standard for the sector, ISO TS 16949, and thus increases the competitiveness of companies in this market. As result, this paper resumes good practices, difficulties and key steps for creating and managing a quality system
Neste trabalho abordam-se as dificuldades e boas práticas de um sistema da qualidade de uma empresa de autopeças, discutindo as características e benefícios do uso adequado de um sistema de gestão e garantia da qualidade. Ressaltam-se o bom uso das ferramentas e metodologias que têm como objetivo uma melhoria da qualidade dos processos ou produtos. Aliado também ao norteamento dado pelas normas da qualidade, que além de ajudar na implementação do sistema, também atestam a qualidade da empresa. Tem-se como objetivo guiar a criação e gerenciamento do sistema da qualidade em empresas de autopeças, visando um aumento da qualidade dos produtos e processos dessa empresa, ajuda para certificação da norma de qualidade vigente para empresas desse ramo, a ISO TS 16949, e aumentar, assim, a competitividade das empresas nesse mercado. Por fim, o trabalho chega a passos chave, boas práticas e dificuldades para criação e gerenciamento de um sistema da qualidade

Descrição

Palavras-chave

Gestão da qualidade total, Controle de qualidade, Automoveis - Peças, Total quality management

Como citar

SILVA, Felipe Marques. Recomendações para criação e gerenciamento de um sistema da qualidade em empresas de autopeças. 2015. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.