Show simple item record

dc.contributor.advisorGregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Ariane Soares de [UNESP]
dc.date.accessioned2015-07-13T12:09:38Z
dc.date.available2015-07-13T12:09:38Z
dc.date.issued2015-02-02
dc.identifier.citationSOUZA, Ariane Soares de. Discurso e identidade feminina na mídia impressa: a evolução da mulher no mercado de trabalho. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124353
dc.description.abstractThe female identity in relation to the multiplicity of roles of contemporary women and their evolution in the labor market is the focus of the work that is developed from studies of French line Discourse Analysis refered to Michel Pêcheux and Michel Foucault. The objective is to reflect on the discursive mechanisms of print media, focusing on Veja magazines covers, which, by its verbal and visual language, constructs meaning effects and disseminates certain social thruths about the female changes. Considering that this media aspect plays an important role on society's opinion formation, it is worth to investigate, analyse and describe the elements present on the covers, as seduction and persuasion objects. The work analysis material is formed by six covers published by Veja magazine in the period of 1968-2012, which raise the theme of women in the labor market and show us their evolution and the changes in the representations about the female universe and the work in societyen
dc.description.abstractA identidade feminina no que tange à multiplicidade dos papéis da mulher contemporânea e sua evolução no mercado de trabalho é o tema central do trabalho que se desenvolve a partir dos estudos da Análise do Discurso da linha francesa de Michel Pêcheux e Michel Foucault. O objetivo é refletir os mecanismos discursivos da mídia impressa, focalizando as capas da revista Veja, que por meio de sua linguagem verbal e visual constroem efeitos de sentido e disseminam determinadas verdades sociais quanto a transformação do sexo feminino. Considerando que essa vertente da mídia exerce um papel importante na formação da opinião da sociedade, vale investigar, analisar e descrever os elementos presentes nas capas, como objetos de sedução e persuasão. O material de análise do trabalho é constituído por seis capas publicadas pela revista Veja no período de 1968-2012 que abordam a temática da mulher no mercado de trabalho, que nos mostram a sua evolução e as mudanças nas representações sobre o universo feminino e o trabalho na sociedadept
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectComunicação de massa e mulherespt
dc.subjectMulheres - Identidadept
dc.subjectMulheres - Empregopt
dc.subjectWomen Employmenten
dc.titleDiscurso e identidade feminina na mídia impressa: a evolução da mulher no mercado de trabalhopt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000837514
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-18/000837514.pdf
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record