Potencial Cognitivo Auditivo e vectoeletronistagmografia em escolares com dislexia e distúrbios de aprendizagem

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Data

2015-03-26

Autores

Stenico, Mariana Banzato [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Individuals with reading and writing changes may have visual, hearing and vestibular disorders as well as delayed development of perceptual functions. Both auditory and visual systems can be assessed through auditory electrophysiological tests- cognitive potentials, and visual-vectoelectronystagmography and are useful in assessing children with learning disorders. Objectives: To describe and to compare the results of auditory evoked potentials (N1, P2, N2 and P3) between GI, GII and GIII groups; to describe and to compare the results of ocular evidence between GI, GII and GIII. Method: participants were 28 students, of both genders between 8-11 years of age (mean age 9.5 years), from 3rd to 5th grades of public schools in Marília-SP. These children were divided into three groups: Group I (GI): 10 dyslexic students; Group II (GII): 9 students with learning disabilities; Group III (GIII): 9 students with no learning disorders. Auditory evoked potential assessment (oddball paradigm - frequency and duration discrimination) and visual assessment through vectoelectronystagmography were performed. Data were analyzed using descriptive statistics of mean, standard deviation, minimum and maximum. Next, a comparative analysis between the groups with F-Test ANOVA was carried out. Results: In the auditory cognitive potential test, the group with dyslexia showed shorter latencies and smaller amplitudes in P2 and P3 - frequency and P3 - duration; the group with learning disorders presented longer latencies and lower amplitudes in N2 and P3 - frequency and P3 - duration. In visual assessment - vectoelectronystagmography, a comparison of saccadic movements, optokinetic nystagmus and pendular tracking showed that in the groups with dyslexic and learning disorder students, the movement is slower in the left eye. Conclusion: there was difference between the auditory cognitive and visual measures between control, dyslexic and learning disorders groups; this...
Indivíduos com alterações de leitura e escrita podem apresentar disfunções visuais, auditivas e vestibular bem como atraso no desenvolvimento das funções perceptuais. Tanto os sistemas auditivos e visuais podem ser avaliados por meio de testes eletrofisiológicos auditivos-Potencial cognitivo, e visuais-vectoeletronistagmografia e são úteis na avaliação de crianças com transtorno de aprendizagem. Objetivos: descrever e comparar os resultados dos potenciais evocados auditivos (N1, P2, N2 e P3) entre os grupos GI, GII e GIII, descrever e comparar os resultados das provas oculares entre os grupos GI, GII e GIII. Método: participaram deste estudo 28 escolares, de ambos os gêneros entre 8 a 11 anos de idade do 3º ao 5º ano de escolas públicas municipais de Marília-SP, essas crianças foram divididas em três grupos: Grupo I (GI): 10 escolares disléxicos; Grupo II (GII): 9 com distúrbio de aprendizagem; Grupo III (GIII): 9 crianças sem transtorno aprendizagem. Foi realizada a avaliação do potencial evocado auditivo cognitivo (paradigma oddball - discriminação de frequência e duração) e realizado a avaliação visual por meio da vectoeletronistagmografia. Os dados foram analisados pela estatística descritiva da média, desvio padrão, mínimo e máximo. Na sequência, foram feitas análises comparativas entre os grupos com o Test F-ANOVA. No teste do potencial cognitivo auditivo o grupo com dislexia apresentou valores de latência mais curtos e amplitudes menores no P2 e P3 - frequência e P3 - duração, o grupo com transtornos de aprendizagem apresentou latência alongada e amplitudes menores no N2 e P3 - frequência e P3 - duração. Na avaliação visual - vectoeletronistagmografia, a comparação das provas de movimentos sacádicos, nistagmo optocinético e rastreio pendular mostrou que nos grupos de disléxicos e com transtorno de aprendizagem o movimento é mais lento no olho esquerdo. Conclusão: houve...

Descrição

Palavras-chave

Dislexia, Disturbios da aprendizagem, Criança, Dyslexia

Como citar

STENICO, Mariana Banzato. Potencial Cognitivo Auditivo e vectoeletronistagmografia em escolares com dislexia e distúrbios de aprendizagem. 2015. 70 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.