A relação entre sujeito e objeto de conhecimento: a formação do professor de línguas

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2012

Autores

Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Dans ce texte, nous avons abordé l'enseignement des langues selon une approche constructiviste, où le sujet qui apprend et l'objet de connaissance ne se polarisent pas, mais s'articulent. Ceci signifie que personne ni rien ne sort indemne d'un processus de formation : il y a des transformations chez le sujet (apprenant) et l'objet (langues). Nous critiquons par conséquent la conception du langage et donc de la langue en tant qu'instrument de communication.
Neste texto, pensamos o ensino de línguas por um viés construtivista, no qual o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento não se polarizam mas se articulam. Isso significa que ninguém e nada saem incólumes de um processo formativo: há transformação no sujeito (aprendiz) e no objeto (línguas). Criticamos, em consequência, a concepção de linguagem e, consequentemente, de línguas como um instrumento de comunicação.

Descrição

Palavras-chave

Enseignement des langues, Formation des professeurs de langue, Constructivisme, Autonomie, Ensino de línguas, Formação de professor de línguas, Construtivismo, Autonomia

Como citar

Estudos Linguísticos, v. 41, n. 2, p. 562-571, 2012.