Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2014

Autores

Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Apresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Descrição

Palavras-chave

natureza da ciência, distorções, ações formativas

Como citar

Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.