Investigando concepções e propondo ações formativas para a natureza da ciência
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Autores
Nascibem, Fabio Gabriel [UNESP]
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Apresenta os resultados de uma investigação que explorou as percepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública de um município do interior paulista quanto à natureza da ciência. A partir desse diagnóstico, que revelou distorções, foi elaborado um minicurso que tem como base a história da atomística, a partir da qual se faz emergir as concepções da História e Filosofia da Ciência. O minicurso explora, ainda, uma abordagem situações envolvendo questões éticas na ciência. Pretende-se, a partir desse minicurso, fornecer contribuições que favoreçam a clarificação das distorções, estimulando o pensamento crítico para questões pertinentes a temas envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
Descrição
Palavras-chave
natureza da ciência, distorções, ações formativas
Como citar
Revista da SBEnBio, v. 1, n. 7, p. 1961-1969, 2014.