A literatura carpentieriana e a história: aspectos metaficcionais historiográficos em concerto barroco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Andreu, Thiago Miguel
Camarani, Ana Luiza Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This work is set in the context of the Hispanic-American literature of the twentieth century (in particular, Alejo Carpentier) viewed in a historical perspective. For this task, we focus on a specific writer’s work: the novel Baroque Concert (1974). The text is divided into three parts: the first deals with some topics concerning the intersection between sui generis Literature and History. Next, we focus on the Hispanic-American literary context, discussing it in an analytical perspective, with regard to its connections with the historical discourse. Finally, we analyze the novel Baroque Concert, by means of the basic concepts of the theory of historiographic metafiction.
O presente ensaio pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispano-americana do século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para tal tarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamos nosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de interseção entre a Literatura sui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano, para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discurso histórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo de conceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.

Descrição

Palavras-chave

Historiographic metafiction, Baroque Concert, Alejo Carpentier, Metaficção historiográfica, Concerto Barroco, Alejo Carpentier

Como citar

Revista Interfaces, n. 15, v. 2, p. 46-58, 2011.