A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de Dermeval Saviani

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Duarte, Newton [UNESP]
Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro
Malanchen, Julia
Muller, Herrmann Vinicius de Oliveira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper analyses a PhD dissertation which was written by Ademir Lazarini with the purpose to present a radical criticism to the Dermeval Saviani´s interpretation of the relation between the capital and the school education. The dissertation argues that the Historical-Critical Pedagogy based on Saviani’s works is very distant from the Marxian theory of capitalist society. The paper detects fundamental mistakes inside the criticism formulated by the author of the dissertation and the examination of those mistakes revealed a lack of comprehension of the materialistic historical dialectical method.
Este artigo analisa uma tese de doutorado que foi escrita por Ademir Lazarini com o propósito de formular uma crítica radical à interpretação de Dermeval Saviani acerca das relações entre capital e educação. A tese argumenta que a pedagogia histórico-crítica baseada nas obras de Dermeval Saviani distancia-se da teoria marxiana sobre a sociedade capitalista. O artigo detecta equívocos fundamentais no interior da crítica formulada pelo autor da tese e o exame desses equívocos revelou uma ausência de compreensão do método materialista histórico-dialético.

Descrição

Palavras-chave

Marxism, Education, Historical-Critical Pedagogy, Marxismo, Educação, Pedagogia Histórico-Crítica

Como citar

Revista HISTEDBR On-line, v. 4, n. 41, p. 38-57, 2011.