A economia criativa no Brasil: da gênese, ferramentas políticas aos desafios futuros

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Brasil, Felipe Gonçalves
Alves, Renan do Prado [UNESP]
Alves, Joice do Prado

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

This paper aims to make a historical and bibliographical review on the Creative Economy, from its birth to the implementation of this in the Brazilian scenario. Through this historical review, we intend to point out the main problems and prospects for this branch is in an incipient stage in Brazil, despite the recent institutional growth and increased financial incentives. The justification curtails the fact the literature on the creative economy in Brazil is extremely sparse, limited to articles based on case studies and legislation itself and plans of the Department of Creative Economy (SEC) of. Thus, we intend to help the promotion of this business booming and has low theoretical analysis.
Este trabajo tiene como objetivo hacer una revisión histórica y bibliográfica sobre la Economía Creativa, desde su nacimiento hasta su implementación en la escena brasileña. A través de esta retrospectiva histórica, los principales problemas y perspectivas tiene la intención de apuntar a esta rama está en una etapa temprana en Brasil, a pesar del reciente crecimiento institucional y el aumento de los incentivos financieros. La justificación cercena el hecho de que la literatura sobre la economía creativa en Brasil es extremadamente escaso, limitado a artículos basados en estudios de casos y la propia legislación y los planes de la Secretaría de Economía Creativa (SEC). Así, se pretende contribuir al desarrollo de esta rama en auge y tiene bajo análisis teórico.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão histórica e bibliográfica acerca da Economia Criativa, desde seu nascimento até sua implantação no cenário brasileiro. Através dessa retrospectiva histórica, pretende-se apontar as principais dificuldades e perspectivas para este ramo que se encontra em estágio incipiente no Brasil, apesar do recente crescimento institucional e do aumento do fomento financeiro. A justificativa cerceia o fato da literatura sobre a economia criativa no Brasil ser extremamente escassa, se limitando a artigos baseados em estudos de caso e a própria legislação e planos da Secretaria de Economia Criativa (SEC). Dessa forma, pretende-se auxiliar o fomento deste ramo em franca expansão e que conta com baixa análise teórica.

Descrição

Palavras-chave

Creative economy, Public policy, Cultural policy, Cultural policies in Brazil, Economía creativa, Política pública, Las políticas culturales, Políticas de cultura en Brasil, Economia criativa, Política pública, Políticas culturais, Políticas de cultura no Brasil

Como citar

Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 3, n. 2, p. 82-102, 2013.