O regime de metas de inflação no Brasil: uma análise empírica do IPCA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-12-01

Autores

Carrara, Aniela Fagundes
Correa, André Luiz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto de Economa da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Inflation targeting regime is a monetary policy adopted by several countries in the 1990s, Brazil being among them, which adopted it in 1999 after a currency crisis. With a theoretical framework inspired by the new-classical theory, this regime is adopted by countries attempting to achieve price stability and it brings the prior announcement of a numerical target for inflation as a key feature. The present work aims at discussing the use of IPCA (Consumer Price Index) as a measuring index for Brazil's inflation after briefly explain the theoretical basis of the IT regime.
O regime monetário de metas de inflação é um padrão de conduta da política monetária que passou a ser utilizado por vários países a partir da década de 1990, dentre eles o Brasil, que adotou este modelo em 1999, após uma crise cambial. Com seu arcabouço teórico pautado nas premissas da teoria novo-clássica e tendo como principal característica o anúncio prévio de uma meta numérica para a inflação, este regime passou a ser adotado por países que buscavam alcançar a estabilidade de seus preços. O presente trabalho irá brevemente expor a base teórica e as características do referido regime. Porém, o foco principal será a discussão da utilização do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) pelo regime de metas como balizador da inflação no Brasil.

Descrição

Palavras-chave

Inflation targeting, monetary policy, price indexes, Metas de inflação, política monetária, índices de preço

Como citar

Revista de Economia Contemporânea. Instituto de Economa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 441-462, 2012.